Ressarcimento avança: mais de 1,2 milhão de beneficiários recebem até quinta-feira (31/7)
Governo Federal já programou o pagamento para 91,4% dos que
aderiram ao acordo. O prazo para contestação de descontos indevidos segue
aberto até, pelo menos, 14 de novembro de 2025 e adesão ao acordo continuará
disponível mesmo depois dessa data.
Nesta semana, o Governo Federal alcança um marco importante
no processo de reparação aos beneficiários vítimas de descontos associativos
indevidos. Até a próxima quinta-feira, 31 de julho, 1.238.779 aposentados e
pensionistas vão receber os valores de volta. Esse número representa 91,4% de
todos que já aderiram ao acordo de ressarcimento — um total de 1.354.616
pessoas. A adesão ao acordo segue aberta.
“Já estamos pagando, com rapidez e segurança, todos que
aderem ao acordo. Se você está entre os que podem receber, procure os canais
oficiais e faça valer o que é seu por direito”, afirmou o presidente do INSS,
Gilberto Waller.
“O governo que
investigou a fraude do INSS agora está devolvendo o dinheiro que foi roubado
dos aposentados e pensionistas e não vai deixar ninguém no prejuízo. Estamos
fazendo uma força-tarefa para que todos busquem saber se tiveram descontos sem
autorização e sejam ressarcidos”, disse o ministro da Previdência Social,
Wolney Queiroz.
DEPÓSITO — Os valores são pagos de forma integral, corrigidos pela
inflação (IPCA) e depositados diretamente na conta onde o benefício é recebido,
sem necessidade de envio de dados bancários. O processo é simples, gratuito e
seguro.
QUEM PODE ADERIR — Podem aderir beneficiários que contestaram descontos
indevidos e não receberam resposta da entidade em até 15 dias úteis. A adesão
vale para descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025, evitando a
necessidade de ação judicial.
Beneficiários que já estão com processo na justiça também
podem aderir, desde que ainda não tenham recebido os valores. O INSS pagará 5%
de honorários advocatícios em ações individuais propostas antes 23 de abril de
2025.
COMO ADERIR — A adesão pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou nas
mais de 5 mil agências dos Correios espalhadas pelo país.
Atenção: Não é possível fazer a adesão pela Central 135.
PRAZO — A contestação de descontos pode ser feita até, no mínimo, 14 de novembro
de 2025, e a adesão ao acordo continuará disponível mesmo depois dessa data.
Passo a passo no Meu INSS para aderir ao acordo:
1 - Acesse o aplicativo com seu CPF e senha;
2 - Vá em “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir
Exigência”;
3 - Role a tela até o último comentário, leia com atenção e,
no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
4 - em “Enviar” e aguarde o pagamento.
RESPOSTA DA ENTIDADE — Até o momento, as entidades apresentaram resposta para
942.779 dos pedidos. Nesses casos, os documentos estão em análise e, por isso,
os aposentados e pensionistas ainda não têm a opção de aderir ao acordo.
Assim que a análise for concluída, o beneficiário será
notificado e poderá, pelo aplicativo Meu INSS ou em uma agência dos Correios,
aceitar os documentos apresentados; ou contestar por falsidade ideológica ou
indução ao erro; ou declarar que não reconhece a assinatura.
Para comprovação do vínculo, a entidade deverá apresentar
três documentos obrigatórios:
1 - de identidade com foto;
2 - de filiação;
3 - Termo de autorização de desconto.
Atenção: Gravações de áudio não são aceitas como prova. Se o
beneficiário receber áudios como suposta prova, deve seguir com o processo de
não reconhecimento.
Se o vínculo não for reconhecido, a entidade será intimada a
devolver os valores em até cinco dias úteis.
DOCUMENTOS FALSIFICADOS — Durante a análise das respostas, o INSS identificou
uma nova irregularidade: pelo menos dez entidades usaram softwares para
falsificar assinaturas ao responder às contestações dos beneficiários. Esses
casos estão passando por uma auditoria pelo INSS, com apoio da
Controladoria-Geral da União (CGU) e Dataprev.
“Estamos lidando com o que chamamos de ‘fraude da fraude’. O
INSS está analisando tudo com rigor e cuidado, para garantir que nenhum
aposentado ou pensionista seja fraudado novamente”, afirmou o presidente do
Instituto.
Em breve, o INSS deve abrir a adesão ao acordo também para os
beneficiários identificados como vítimas dessas novas fraudes.
WHATSAPP OFICIAL DO GOVERNO — O Governo Federal está utilizando o
WhatsApp para enviar mensagem aos aposentados e pensionistas que têm direito à
restituição dos valores descontados indevidamente. Desde a última sexta-feira
(25/7), começaram a ser enviados alertas individuais para orientar quem ainda
não aderiu ao acordo. As mensagens são enviadas apenas pelo canal oficial do
Governo Federal (GovBR), com selo azul de verificação.
A mensagem é oficial, clara e segura:
“Olá, [NOME]. Você tem direito à restituição de descontos
indevidos da fraude no INSS.
Se ainda não aderiu ao acordo, acesse o aplicativo Meu INSS
ou vá a uma agência dos Correios.
Este é um canal oficial do Governo Federal no WhatsApp.
Não pedimos dados pessoais nem enviamos links por aqui.
Deseja continuar recebendo mensagens deste programa?”
[Sim] [Não]
ALERTA CONTRA GOLPES — Atenção: não caia em golpes!
1 - O INSS não envia links, SMS ou mensagens com pedido de
dados;
2 - Não cobra taxas nem solicita intermediários;
3 - Toda a comunicação é feita pelos canais oficiais:
Aplicativo Meu INSS, pelo site gov.br/inss, pela Central 135 e pelas Agências
dos Correios.
Se você tem direito, não deixe de aderir ao acordo. É seu
direito, garantido pelo Governo Federal.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
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