Usuários do Gov.br serão avisados para ampliar segurança das contas.
Orientação é para 72 milhões
de usuários com a conta ouro
O Ministério da Gestão e da
Inovação em Serviços Públicos (MGI) está orientando usuários de conta ouro do
Gov.br a utilizarem a ferramenta de verificação em duas etapas, medida que dará
mais segurança a cerca de 72 milhões de usuários.
De acordo com a pasta, a
mudança não é obrigatória e, caso seja adotada, poderá ser desabilitada a
qualquer momento.
O ministério, no entanto,
ressalta que trata-se de uma “solução de segurança muito eficaz para bloquear
acessos indevidos quando alinhada ao uso da biometria”.
Atualmente, 27% das contas
ouro já utilizam essa funcionalidade.
A plataforma Gov.br tem mais
de 169 milhões de usuários e oferece mais de 4.700 serviços digitais federais e
outros 8.700 serviços estaduais e municipais.
Entre os serviços mais
utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura gov.br, Meu INSS, Meu SUS
Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de
Trânsito.
Por meio da plataforma, é
possível assinar documentos com validade jurídica, abrir empresas e fazer
transferência de veículos. Há ainda pesquisa por serviços de acordo com o
perfil do usuário, seja ele estudante, agricultor, turista, empreendedor ou
trabalhador.
Ativação
O ministério informa que, a
partir de agora, quando uma pessoa com conta Ouro fizer login no Gov.br, ela
será convidada a ativar a verificação em duas etapas pelo aplicativo.
“Nesta primeira vez, será
possível pular a ativação, e será encaminhado um e-mail ou SMS avisando que, no
próximo acesso, será solicitado habilitar a solução”, explica.
Após esse processo, ao fazer
uma nova autenticação, a sugestão da ativação da verificação novamente
recomendada.
“Caso o usuário tenha algum
problema com a funcionalidade de segurança, é possível desativar a qualquer
momento, basta seguir as regras disponíveis no aplicativo Gov.br em ‘Segurança
da conta’. As orientações também estão disponíveis no portal”, destacou o
ministério ao lembrar ser possível, ainda, conversar com um atendente para
esclarecer eventuais dúvidas.
Agência Brasil
Nenhum comentário