Fifa apresenta trio de mascotes para a Copa do Mundo de 2026. Cada um dos mascotes homenageia uma nação-sede.
A Federação Internacional de
Futebol (Fifa) revelou hoje (25) os três mascotes da Copa do Mundo de 2026. A
competição será realizada em três países (Estados Unidos, Canadá e México) e
cada um dos mascotes homenageia uma nação-sede.
"Maple, o alce
(Canadá), Zayu, a onça-pintada (México) e Clutch, a águia-americana (Estados
Unidos) foram cuidadosamente desenvolvidos para refletir a vibrante cultura, a
herança e o espírito de seus respectivos países, unindo-se para simbolizar a
unidade, a diversidade e a paixão compartilhada pelo esporte", informou a
federação, em nota.
A Copa do Mundo de 2026 será
a 16ª edição consecutiva a contar com um mascote, um símbolo do torneio que já
teve inspirações humanas, artísticas, em animais e frutas e até etéreas ao
longo da história.
Esta será a primeira vez que
um Mundial vai contar com três sedes – até então, com a exceção de Japão e
Coreia do Sul em 2002, todas foram disputadas em apenas um país.
Conheça cada um dos
mascotes:
Maple, o alce, é um goleiro
dedicado. Nasceu para viajar, passando por todas as províncias e territórios do
Canadá, conectando-se com as pessoas e abraçando a rica cultura do país. Com um
talento especial para fazer defesas lendárias e um coração cheio de força,
Maple combina histórias sem fim com um talento inabalável.
Zayu, a onça-pintada, é um
atacante engenhoso e ágil que intimida os defensores. Nasceu das selvas do sul
do México e personifica a rica herança e o espírito vibrante do país. Fora de
campo, Zayu abraça a cultura mexicana por meio da dança, da comida e da
tradição, unindo pessoas através das fronteiras com paixão.
Clutch, a águia-americana, é
um grande meio-campista. Possui uma sede insaciável por aventura, voando pelos
Estados Unidos e abraçando cada cultura e momento com curiosidade e otimismo.
Destemido em campo e inspirador fora dele, Clutch lidera pela ação —
mobilizando companheiros de equipe, elevando o ânimo e transformando desafios
em oportunidades de ascensão.
Agência Brasil
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