Rádio segue presente no cotidiano de 79% dos brasileiros das metrópoles, aponta pesquisa.
Em uma época marcada pelo
consumo de vídeos verticais curtos nas redes sociais, o rádio mantém sua força
no cotidiano de 79% dos brasileiros das metrópoles. O dado integra o 48º Data
Stories – Inside Audio 2025, feito pela Kantar IBOPE Media. A pesquisa mostra,
ainda, que 92% dos brasileiros ouviram algum conteúdo de áudio nos últimos 30
dias, em forma de rádio, música, streaming ou podcast.
Pelo estudo, as
características ou sentimentos relacionados ao rádio vão além do som e marcam
os usuários pela informação (60%), emoção (54%), diversão (36%) e
companheirismo (29%).
Força do rádio
O rádio atinge quase 4 horas
de escuta por dia entre os ouvintes – se consolidando como um dos meios mais
presentes e influentes na rotina dos brasileiros, de acordo com o Kantar IBOPE
Media.
Na capital Rio de Janeiro, o
consumo de rádio é ainda mais alto, chegando a 4h15min por dia.
Entre as capitais, o consumo
de rádio em Belo Horizonte (MG) lidera, com 87% das respostas. Em seguida
aparecem Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO), ambos com 84%. Já o consumo de rádio
em Florianópolis (SC) chegou a 82%.
A pesquisa revela, ainda,
que os conteúdos produzidos por emissoras de rádio não são consumidos apenas
nos formatos AM/FM – com 70% de audiência dessa forma. O consumo chega a 33%
pelo YouTube e atinge 16% dos ouvintes por meio de serviços streaming de áudio.
Além disso, os brasileiros
também consomem conteúdos de rádio por meio do app e das redes sociais da
emissora de rádio.
Para mais da metade dos
entrevistados, o áudio online é escolhido por conta da possibilidade do acesso
sob demanda e da variedade de conteúdo disponível.
Publicidade em áudio nas
rádios
O levantamento revela que
56% dos ouvintes prestam atenção nos anúncios nas rádios e gostam do formato
das propagandas. Inclusive, 46% dos entrevistados já compraram ou pesquisaram
algum produto/serviço devido a um anúncio que ouviu em áudio.
Podcasts
Em relação à escolha de
consumir podcasts, 50% dos ouvintes de rádio destacam que escutaram ou baixaram
podcasts nos últimos três meses, já 60% ouvem streaming de música. Segundo a
pesquisa, podcasts e streaming ampliam as possibilidades de conexão e reforçam,
assim, o papel estratégico do áudio.
Fonte: Brasil 61 -
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