Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS. Notificações foram enviadas por aplicativo ou extrato bancário.
Quatro milhões de beneficiários do Instituto Nacional do
Seguro Social (INSS) terão de fazer prova de vida para não ter seu benefício
bloqueado. De acordo com o instituto, todos já foram notificados por meio do
aplicativo Meu INSS ou por meio do extrato do banco no qual é feito o
pagamento.
Segundo o INSS, a mensagem foi entregue somente para os
beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita de forma automática
pelo sistema.
Os beneficiários terão o prazo de 30 dias para fazer a prova
de vida, contados a partir da data do aviso para realizar o procedimento.
O instituto divulgou um passo a passo para ajudar os
beneficiários a regularizarem a situação:
Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login e siga as
instruções para o reconhecimento facial, se for pedido;
Em alguns bancos, é possível realizar a Prova de Vida online,
diretamente pelo aplicativo ou site do banco;
Se preferir, o beneficiário também pode comparecer
presencialmente à agência bancária responsável pelo pagamento e apresentar um
documento oficial com foto.
Quem precisa fazer?
Mesmo com o novo sistema automático, em alguns casos o INSS
não consegue confirmar a Prova de Vida sozinho. Quando isso acontece, o próprio
beneficiário deve realizar o procedimento, que pode ser feito pelo Meu INSS,
pelo aplicativo ou site do banco, ou indo à agência bancária pessoalmente, se
preferir.
Por que a Prova de Vida é importante?
A Prova de Vida é a confirmação de que o beneficiário está
vivo e tem direito de continuar recebendo o benefício previdenciário. O
procedimento é fundamental para prevenir fraudes e garantir que os pagamentos
sejam feitos de forma correta, protegendo o sistema e o dinheiro de quem
contribuiu a vida inteira para o país.
Alerta contra golpistas
Aposentados e pensionistas devem ficar atentos para os
golpistas que tentam enganar os beneficiários com ligações e mensagens falsas,
ameaçando corte do benefício, solicitando dados pessoais ou até marcando falsos
agendamentos.
O INSS não realiza contatos diretos pedindo a realização da
Prova de Vida nem envia mensagens por WhatsApp, SMS ou aplicativos, ameaçando o
bloqueio do benefício. Também não envia servidores às residências dos
beneficiários para recolher documentos ou para fazer o procedimento de
comprovação de vida.
Dúvidas podem ser esclarecidas por meio dos canais oficiais
do INSS:
Site: gov.br/inss
Aplicativo Meu INSS
Central 135 (funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h)
Agência Brasil


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