Últimas Notícias

TRE-PB capacita juízes eleitorais para uso da ferramenta Minuta IA.

Treinamento acontece nesta segunda (6), na Sala de Sessões da sede, em João Pessoa.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) capacita nesta segunda-feira (6), 75 juízes eleitorais para o uso da ferramenta Minuta IA – solução de inteligência artificial generativa voltada ao apoio da atividade jurisdicional. O treinamento acontecerá, das 14h às 17h, na Sala de Sessões da sede do Tribunal.

A MinutaIA funciona como um instrumento de apoio técnico, capaz de lidar com grandes volumes de informação, consultar jurisprudência validada e oferecer rascunhos que seguem padrões de escrita previamente definidos. Isso proporciona otimização dos processos judiciais, trazendo precisão e assertividade para auxiliar na tomada de decisões.

A ferramenta está em conformidade com a Resolução n° 615, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que trata da regulamentação do uso da inteligência artificial no Judiciário.

Em um mês de implementação da Minuta IA, o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), José Vinicius Veloso, já observa resultados positivos. “Observamos que a chegada dessa tecnologia aumentou a satisfação dos servidores, com ganho de produtividade e recursos trazidos pela ferramenta. Em termos mais práticos, contabilizamos 3 mil minutas de documentos que foram produzidas por meio do sistema. No entanto, é preciso esclarecer que a IA nunca faz a versão final do documento, as adaptações necessárias ficam a cargo do servidor”, explicou.

Na ocasião, o fundador da Minuta IA, Caio Perona, realizará uma apresentação da tecnologia. Em seguida, o servidor da 56ª Zona Eleitoral de Juazeirinho, Wesley Wagner de Brito Silva, realizará o treinamento, com enfoque mais prático. “Eu vou apresentar a aplicação de recursos da ferramenta Minuta IA a processos reais do TRE-PB”, disse.

A iniciativa é mais uma ação da gestão para apoiar o 1º Grau de Jurisdição e modernizar a prestação jurisdicional. A decisão pela adoção da ferramenta foi embasada pelo Grupo de Estudos de Inteligência Artificial da instituição, que identificou um grande potencial da tecnologia para otimizar os fluxos de trabalho.

 

Ascom/TRE-PB

Nenhum comentário