Últimas Notícias

Picuienses e Nova-palmeirenses sem água nas torneiras. Políticos prometem para março de 2026 água da transposição; SERÁ?

Açude caraibeiras em Picuí, imagem de alguns dias atrás

Os habitantes de Picuí e Nova Palmeira, no Seridó paraibano, já estão sem água nas torneiras. Na última quinta-feira (06), o ex-vereador e servidor da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA – Aldemir Macêdo, publicou um vídeo em suas redes sociais, anunciando a interrupção do bombeamento de água do açude caraibeiras para as duas cidades.

“O velhinho caraibeiras secou”, mas por quase um ano abasteceu Picuí em sistema de racionamento. A partir de agora, a comunidade dependerá dos carros pipas, e água cara, pois virá de longe. Quem tem um melhor poder aquisitivo compra o precioso líquido, já muitas pessoas dependerão do poder público. Enquanto isso o povo continua aguardando a água da transposição do São Francisco.

No dia 05 de setembro do ano em curso, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital para abertura do processo de licitação da segunda fase do Sistema Adutor Transparaíba – Ramal Curimataú, obra realizada pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Recursos Hídricos, que visa o abastecimento dos municípios do Curimataú e Seridó paraibano com a água da transposição do Rio São Francisco.

Agentes políticos estaduais e locais anunciam para março a chegada da água através do Sistema Adutor Transparaíba – Ramal Curimataú.

Mas, será que chegará mesmo; podemos acreditar em mais esse prometimento?

Pode ser que sim, já que 2026 será um ano de eleições.

Vamos acompanhar bem de pertinho!

Neste período sem água nas torneiras, os agentes políticos dos dois municípios estarão convidando o povo para acompanhar as visitas governamentais na região, será uma oportunidade de cobra-los por água prometida desde 2017.  

Quanto ao caraibeiras, seria interessante que de imediato fosse realizada uma limpeza geral em seu leito com a retirada da lama, aumentando assim sua capacidade de armazenamento. E o povo continuará rogando a Deus que o período chuvoso vindouro seja suficiente para enche-lo, e a comunidade volte a ser abastecida com água do referido reservatório. 

E se a água da transposição, prometida para março de 2026, não chegar, que possamos continuar recebendo o precioso liquido do “velhinho caraibeiras”.

 

Francisco Araújo   

Nenhum comentário