Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo. Não haverá atendimento nem compensações nos dias 31, 25 e 1º

Imagem Ilustrativa - reprodução internet
Com a chegada das festas de fim de ano, o funcionamento dos
bancos muda e exige atenção dos clientes, principalmente em relação a prazos de
pagamento e horários de atendimento. A Federação Brasileira de Bancos
(Febraban) divulgou como será o expediente bancário no período.
Nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro
(Confraternização Universal), não haverá atendimento presencial nas agências
nem serão realizadas compensações bancárias, como Transferências Eletrônicas
Disponíveis (TED).
O Pix, que funciona 24 horas por dia, inclusive em feriados,
seguirá disponível normalmente.
No dia 31 de dezembro, também não haverá expediente bancário
nem compensações.
Véspera de Natal
Na véspera de Natal (24/12), o atendimento ao público será
reduzido. As agências funcionarão das 9h às 11h, no horário de Brasília. Em
estados com diferença de uma ou duas horas em relação à capital federal, o
expediente será das 8h às 10h.
Já em 26 de dezembro e em 2 de janeiro, os bancos voltam a
funcionar normalmente, desde que não haja feriado municipal.
O último dia do ano com expediente normal e atendimento
completo ao público será 30 de dezembro.
Contas e tributos
As contas de consumo, como água, energia e telefone, que
vencerem em 25/12, 31/12 e 1º/1 poderão ser pagas sem acréscimo no próximo dia
útil.
No caso de impostos e tributos, a Febraban alerta que o
pagamento deve ser antecipado quando o vencimento cair em feriados ou dias sem
compensação, para evitar juros e multas.
Segundo a entidade, normalmente os tributos já têm datas
ajustadas ao calendário de feriados. Ainda assim, a recomendação é ficar atento
e, se necessário, antecipar o pagamento ou agendar a quitação pelos canais
eletrônicos.
Canais digitais
A Febraban reforça que os meios eletrônicos são uma
alternativa prática e segura durante o período. Internet banking, aplicativos
de celular, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e correspondentes
bancários permitem realizar a maioria das operações, como pagamentos,
transferências e consultas de saldo.
Além disso, boletos de clientes cadastrados como sacados
eletrônicos podem ser pagos pelo Débito Direto Autorizado (DDA), facilitando a
organização financeira mesmo nos dias sem atendimento presencial.
Agência Brasil

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