Cidade do RN lança programa contra obesidade com distribuição gratuita de ‘canetas emagrecedoras’.
Programa Emagrece+ reúne médicos, nutricionistas e psicólogos
e prevê uso de medicamentos como análogos de GLP-1 para pacientes com obesidade
e doenças associadas.
A Prefeitura de Pedra Grande, no litoral Norte do Rio Grande
do Norte, lançou um programa voltado ao tratamento da obesidade e de doenças
associadas. A iniciativa prevê, em alguns casos, o uso de medicamentos
conhecidos como análogos de GLP-1 — as chamadas “canetas emagrecedoras”.
De acordo com o município, a primeira etapa do programa
selecionou 20 pessoas, que já estão sob acompanhamentos. Chamado de
"Emagrece+", a iniciativa é custeada integralmente com recursos da
própria prefeitura.
Segundo a nutricionista do município, Vanice Pontes, os
participantes passaram por triagem e são selecionados conforme critérios como
obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemia, doenças comumente relacionadas
com a obesidade.
“Todos os pacientes que fizeram a inscrição vão passar pela
triagem comigo. Após essa triagem, toda a equipe se reúne e faz a seleção. Essa
seleção é feita por gravidade do problema”, afirmou. "Não é um programa
com finalidade estética", completa.
O programa, lançado em maio deste ano, reúne uma equipe
multidisciplinar formada por médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros,
fisioterapeutas e educadores físicos.
Entre as ações desenvolvidas estão aulas de pilates e
exercícios físicos realizados tanto na sede do município quanto na comunidade
de Enxu Queimado.
Os encontros também incluem palestras e orientações sobre
doenças associadas à obesidade. Na atividade mais recente, na sexta-feira (19),
os participantes receberam informações sobre hipertensão e diabetes e sobre a
importância da alimentação equilibrada e da prática regular de exercícios.
Por g1 RN

Nenhum comentário