Governo da Paraíba investe R$ 1,5 milhão na primeira fábrica de leite em pó de cabra do Nordeste.
A primeira fábrica de
beneficiamento de leite em pó de cabra do Nordeste e a agroindústria pioneira
em área de assentamento da Reforma Agrária vai processar por dia cerca de 45
mil litros de leite por dia. O início da sua operação está previsto para meados
do mês de setembro no município de Casserengue, no Curimataú. O Governo da Paraíba
é parceiro da iniciativa instalada no assentamento Che Guevara, do Movimento
dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e está investindo R$ 1,5 milhão no
projeto que vai beneficiar diretamente 390 famílias cooperadas de 16 municípios
paraibanos. O projeto total está orçado em R$ 5,08 milhões. O lançamento
oficial da fábrica ocorreu durante uma solenidade nessa sexta-feira (26),
quando foi assinado o termo de repasse dos recursos estaduais.
A unidade de beneficiamento
de leite de cabra em pó é um projeto da Cooperativa de Produção e
Comercialização do Curimataú Paraibano (Coopac), que já atua comercializando
leite de cabra e derivados como iogurte e queijo de coalho por meio da marca
própria, a Nutrilê. Ela surgiu a partir do processo de organização dos
produtores rurais e, atualmente, comercializa em torno de 50 mil litros de
leite por mês de produtores de vários municípios do Curimataú. A própria Coopac
está investindo R$ 1,5 milhão na instalação da fábrica e mais R$ 580 mil na
infraestrutura da construção do prédio. A unidade conta ainda com recursos do
Governo Federal.
O Governo da Paraíba apoia o
projeto por meio de vários órgãos, como a Secretaria de Estado do
Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), Secretaria de Estado da
Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Secretaria de
Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e Projeto Cooperar.
O secretário da Sedap-PB,
Júnior Nóbrega, participou da solenidade e destacou a relevância do novo
empreendimento para a caprinocultura paraibana. “O lançamento da fábrica de
beneficiamento de leite de cabra é um marco na caprinocultura paraibana. A
Coopac está fazendo história e a mensagem que trago do governador Lucas Ribeiro
é de que o Governo do Estado é parceiro e vai continuar caminhando junto dos
produtores rurais”, afirmou. Ele frisou que a fábrica beneficiará toda uma
cadeia produtiva ligada à caprinocultura e a população paraibana por meio dos
programas sociais e, no geral, o consumidor, beneficiado com produtos de
qualidade.
Durante a cerimônia, o
governador Lucas Ribeiro foi representado pelo chefe de gabinete, Neto
Nepomuceno. Ele realçou a importância do setor da caprinocultura como mola
propulsora da economia local e que a nova fábrica contribuirá para o
desenvolvimento não só do Curimataú, mas das demais regiões da Paraíba: “Eu
tenho um orgulho muito grande de poder presenciar esse momento histórico”.
A secretária da Sedh, Neide
Nunes, lembrou que o Governo do Estado já adquire da Nutrilê 36 mil litros de
leite para os programas sociais. Ela citou as chamadas do Programa de Aquisição
de Alimentos (PAA) e outras ações fundamentais para assegurar ao produtor rural
a comercialização de seus produtos. “Vamos continuar trabalhando para ampliar
essa parceria com os produtores rurais. Em breve, novas chamadas de aquisição
de alimentos serão lançadas”, comentou.
Já o secretário da Seafds,
Nico Vilar, frisou que a instalação da fábrica é fruto da ação de várias mãos e
destacou, sobretudo, a ação da diretoria da Coopac. “A cooperativa já produz
leite e iogurte de qualidade e agora vai produzir leite em pó de cabra, o que
vai evitar o desperdício. O produtor rural não terá limite de cota e isto é
importante para desenvolver ainda mais a economia das famílias e de toda a
região”, avaliou.
O coordenador-geral do
Projeto Cooperar, Omar Gama, rememorou as parcerias com a Coopac. “O Projeto
Cooperar trouxe uma ajuda financeira para esse projeto. O Projeto Cooperar tem
esse viés de trazer benefícios para aquelas famílias que produzem. E é muito
gratificante ver que as famílias do campo estão conseguindo manter os seus
filhos na terra para que aumentem a produtividade econômica do estado da
Paraíba”, pontuou.
O presidente da Coopac, Dido
Lopes, afirmou que presenciava a realização de um sonho. Em poucas palavras,
ele disse que naquele momento “queria agradecer a contribuição de todos na
realização de um sonho”.
Para o representante
comercial da Coopac, Augusto Belarmino, uma nova etapa muito importante
começará após a entrada em operação da fábrica que é a comercialização. Ele
enfatizou que a cooperativa começou com três produtores rurais e hoje tem 390
famílias associadas, mas ressaltou que a fábrica beneficiará 500 produtores
rurais e que esse número deve chegar a 1,8 mil. “Muitos duvidaram, mas o
trabalho aqui é coletivo, em mutirão. Hoje a gente está lançando essa fábrica,
que gera renda, economia, dinheiro e ajuda a mandar a gente aqui na terra”,
comentou.
Entre os parceiros para a
implementação da unidade de processamento de leite em Casserengue está o
Governo Federal, que investiu a quantia de R$ 1,5 milhão. A secretária Nacional
de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e
Assistência Social, Família e Combate à Fome, Lilian Hahal, participou da
solenidade e pontuou a importância da união de esforços para a implementação de
projetos como a fábrica de beneficiamento de leite em pó de cabra em
Casserengue. Ela frisou o papel do Governo do Estado como parceiro do Governo
Federal em várias frentes na área social, como no Programa de Aquisição de
Alimentos Leite (PAA).
A assessora de Gestão Social
da Sedap-PB, Márcia Dornelles, frisou o caráter social do empreendimento. “A
fábrica de leite em pó vai muito além de um ativo industrial: ela estabiliza o
mercado agropecuário, viabiliza a logística humanitária e atua como um motor de
desenvolvimento social, transformando o suor de produtoras e trabalhadores
rurais em riqueza durável e emancipação econômica”, comentou.
A cerimônia de lançamento da
fábrica de leite em pó de cabra da Paraíba foi prestigiada por várias
autoridades, representantes de cooperativas rurais e produtores. A programação
começou com um café da manhã. Em seguida, foi realizada uma mística e
apresentadas canções e poemas relacionados à luta pela terra. No final, foi
servido um churrasco.
Secom PB


Nenhum comentário