https://picasion.com/

Últimas Notícias

Dia da abolição da escravatura foi lembrado com lançamento de projeto na escola padre Jerônimo.


Na última sexta-feira, (13), dia da abolição da escravatura, a Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, localizada no município de Santa Luzia, promoveu um ciclo de palestras na escola que iniciou-se  com o lançamento da 1ª edição do  projeto : “Filhos do Brasil: Compreendendo nossas raízes étnicas e culturais.” Coordenado pela professora Maria do Carmo. O projeto traz como tema o processo de formação do povo Brasileiro e suas implicações na sociedade atual.

Segundo a professora Maria do Carmo, ao decorrer do projeto busca-se a compreensão da formação antropológica do povo brasileiro, essencialmente acerca das bases étnicas e culturais, promovendo assim o enriquecimento teórico dos estudantes sobre a história do Brasil e dos brasileiros. Visando, por conseguinte o combate ao preconceito étnico-racial, a promoção da cidadania e o protagonismo das minorias.

“Estima-se o crescimento intelectual do aluno através de um processo educacional inovador, que envolva no processo do fazer pensar, induzindo assim os mesmos a desenvolver um pensamento critico reflexivo sobre a diversidade étnica e cultural existente atualmente em nosso país” – Destacou.
Em seguida o professor Fabricio Olegário ministrou uma palestra com o tema: “Os grupos étnicos responsáveis pela formação da sociedade brasileira, e a importância da constituição de 1988, para as comunidades remanescentes dos quilombos”.

Além da palestra, o Vídeo da campanha "Filhos do Brasil" contra a intolerância religiosa. Também foi exibido para os alunos. Por fim, realizou- se uma mesa redonda com o tema: A diversidade étnica cultural brasileira e a importância da educação no combate ao preconceito. Que contou com a participação das professoras de história Geo Soares e Ceiça, e professores de áreas afins com mediação da professora Maria do Carmo. As questões norteadoras foram: Quais os povos que formaram inicialmente o povo brasileiro?, Por que o preconceito racial é tão presente no Brasil?, Qual o papel da educação no combate ao preconceito?


assessoria

Nenhum comentário