https://picasion.com/

Últimas Notícias

PICUÍ, FREI MARTINHO E OUTROS: Veículos escolares de prefeituras serão vistoriados em maio.


Veículos que fazem o transporte de escolares em 49 municípios paraibanos serão vistoriados por equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e do Ministério Público da Paraíba, neste mês de maio. As inspeções vão acontecer aos finais de semana.

O calendário foi divulgado nesta terça-feira (10), pela coordenação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e da Criança e do Adolescente. As vistorias fazem parte do projeto “Transporte Escolar – Alegria de ir e vir”, que vem sendo desenvolvido pelo Ministério Público paraibano em parceria com o Detran, desde 2013, para combater o uso de “paus de arara” e garantir aos alunos um transporte seguro.

Durante o trabalho, os técnicos do Detran verificam se os veículos apresentam os equipamentos de segurança obrigatórios, que são exigidos por lei e pelo Conselho Nacional de Trânsito, notificando aqueles que apresentarem irregularidades.

No primeiro ano do projeto, apenas 8% dos veículos inspecionados em todo o estado foram aprovados. Dois anos depois, esse percentual subiu para 32%. “As vistorias são feitas a cada seis meses e já conseguimos perceber uma redução significativa do número de ´paus-de-arara´ da primeira para a terceira vistoria”, comemoraram Edvaldo Oliveira, coordenador de equipe, e Rosival Carvalho, do setor de elaboração de laudos de vistorias do Detran-PB.

Neste sábado (14), as inspeções vão ocorrer na 23a Circunscrição de Trânsito (Ciretran), em Santa Luzia e na 17a Ciretran, em Piancó. Em Santa Luzia, serão inspecionados veículos escolares de cinco prefeituras: Santa Luzia, São Mamede, Várzea, São José do Sabugi e Junco do Seridó. Em  Piancó, serão vistoriados veículos de mais oito prefeituras: Piancó, Emas, Olho D´Água, Aguiar, Igaracy, Santana de Garrotes, Nova Olinda e Catingueira.

No domingo (15), as fiscalizações vão ocorrer no Posto de Trânsito de Umbuzeiro e na 20a Ciretran, em Esperança. Em Umbuzeiro, serão vistoriados veículos escolares de Umbuzeiro, Natuba, Aroeiras, Gado Bravo e Santa Cecília o Umbuzeiro. Já em Esperança, deverão ser inspecionados veículos escolares de quatro prefeituras: Esperança, Areial, Montadas e São Sebastião da Lagoa de Roça.

Próximas inspeções
No dia 21 de maio, serão realizadas inspeções em São Bento, com veículos escolares das prefeituras de São Bento, Riacho dos Cavalos, Mato Grosso, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Jericó, Catolé do Rocha e Paulista. Também ocorrerão vistorias no posto de trânsito de Uiraúna, com veículos escolares das prefeituras de Uiraúna, Joca Claudino (Santarém), Poço Dantas, Bernardino Batista, Poço de José de Moura, Triunfo, São João do Rio do Peixe e Santa Helena.

No domingo, dia 22, as vistorias ocorrem em Bayeux, com veículos escolares do município e em Santa Rita, com veículos escolares também do município.

No final de semana seguinte, as inspeções vão acontecer na 26a Ciretran, em Picuí; na 11a Ciretran, em Cuité e nos postos de trânsito de Pedras de Fogo e Alhandra. No dia 28, serão inspecionados veículos escolares das prefeituras de Cuité, Nova Floresta, Damião, Barra de Santa Rosa, Sossego, Picuí, Frei Martinho, Baraúnas, Nova Palmeira e Pedra Lavrada. Já no dia 29, serão vistoriados veículos escolares de Alhandra, Conde, Pitimbu, Caaporã e Pedras de Fogo.



ascom

Nenhum comentário