https://picasion.com/

Últimas Notícias

Médica Minna Jorgito que trabalhou no município de Picuí se despede do Brasil com declarações de amor a Serra dos Brandões.

Minna Jorgito
Os profissionais cubanos do Mais Médicos, ficaram no Brasil até novembro, informou o Ministério da Saúde. O acordo foi feito entre o Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o governo cubano.

Quando o programa foi lançado, no dia 8 de julho de 2013, a previsão era que cada profissional clinicasse na atenção primária das redes municipais por até três anos. Em abril deste ano, a então presidenta Dilma Rousseff estendeu o prazo mínimo por mais três anos, por medida provisória que agora tramita no Congresso Nacional para virar lei.

Profissionais cubanos que clinicaram no Seridó e Curimataú paraibanos se despediram de suas comunidades nas redes sociais. Veja a postagem de despedida da Drª Minna Jorgito que trabalhou no distrito de Serra dos Brandões, Picuí:

"Me separam poucas horas do meu viagem de retorno ao meu país. Hoje me despido de você meu Brasil amado. Só tenho palavras de agradecimento, primeiro a Deus que em sua infinita bondade me colocou aqui nessa terra abençoada, ao Nordeste que abriu meus olhos a uma vida sofrida, mas cheia de belezas e pequenos detalhes que fizeram me apaixonar pela grandeza da região, ao povo de Picuí, Frei Martinho e os municípios vizinhos de quem tanto amor e carinho recebi, e a minha Serra Dos Brandões, não existem palavras no dicionário que se compare com meus sentimentos por ti, só posso resumir dizendo que amo você da forma mas pura e limpa. Obrigada pelos 3 anos incríveis, Deus quiser que seja só um ate pronto".

Noutra postagem a profissional diz que em outra vida foi nordestina, veja:

"Meu Nordeste querido já estou com saudades de tu, da tua terra seca, de teus cajueiros, de tuas ladeiras lindas, de teu sol que queima, de teu vento que gela, vou sentir falta do forró o do cordel, de Gonzaga e de Patativa, do cuscus e da galinha caipira, do umbu e da jaca, do Matuto e da Montilla, vou morrer de saudades das mulheres lindas e dos cabra macho, dos abraços dos meus príncipes e minhas princesas do sertão, meu coração fica com vocês...sou nordestina, ja fui em outro vida...só assim posso compreender porque amo tanto essa terra".

Durante sua estadia, a médica fez muitas amizades e tornou-se muito querida no distrito de Serra dos Brandões. O novo prefeito já demonstrou interesse na sua volta, para dá continuidade ao trabalho que vinha fazendo na comunidade e medirá esforços pra que isso aconteça.



Francisco Araújo 

Nenhum comentário