https://picasion.com/

Últimas Notícias

IFPB e gestor municipal fazem visita e compram mudas para Semana do Meio Ambiente e paisagem de Picuí.



Objetivando fortalecer o conjunto das ações já desenvolvidas no município de Picuí, Curimataú paraibano, e ao mesmo tempo adquirir variedades de plantas nativas, culturas adaptadas e de essências florestais, o secretário da Agricultura José Ranieri Santos Ferreira; e o coordenador do Núcleo de Estudos Agroecológicos do IFPB-Picuí, professor Frederico Campos Pereira fizeram uma visita ao viveirista Severino de Mouro Maciel, na zona rural de Lagoa Seca, encontro acontecido no último dia 22 e representou satisfatório reencontro para todas as partes.

“São dois amigos que já conheço há um bocado de tempo e pra mim foi satisfação mais uma vez eles virem me visitar e faço uma avaliação de que eles voltaram entusiasmados, com suas palavras que foram gratificantes porque eles perguntaram a quem você vai vender? Eu disse que o comprador é qualquer um que chegar e mostrei que podemos trabalhar essa questão dos umbuzeiros nas áreas degradadas da Paraíba”, explica Moura Maciel ao dialogar com Stúdio Rural garantindo que variedades foram vendidas para a gestão pública de Picuí e que ele estará presente em atividades na Semana do Meio Ambiente, de 05 a 07 naquela cidade do Curimataú paraibano.

“Eu faço uma avaliação positiva e digo mais, foi uma felicidade grande poder revisitar Severino Maciel, ser recebido por ele e sua família em sua propriedade agroecológica”, explica Ranieri Ferreira justificando acreditar que Maciel está no caminho certo para dar importantes contribuições para o desenvolvimento da agricultura e do meio ambiente em toda a região. “Há doze anos atrás nós estivemos lá, eu estava iniciando um processo de formação a partir do CEOP, através dos intercâmbios em visita ao Severino, fiquei encantado a época e passamos a desenvolver várias práticas espelhados na experiência dele e agora voltar a visita-lo na perspectiva de desenvolver uma parceria no campo da agroecologia foi uma felicidade só, Severino é um acolhedor, feliz, entusiasta da agroecologia e é um exemplo pra nossas práticas e para as políticas públicas e a parceria com Severino ficou firmada, nós vamos adquirir mudas de umbuzeiros lá no viveiro de Severino, ele virá a Picuí ministrar um curso sobre enxertia em umbuzeiro durante a Semana do Meio Ambiente, então perceba como tem se fortalecido essas parcerias e quanto tem dado frutos toda essa trajetória de mobilização e formação”, argumenta Ranieri Ferreira em contato com Programa Domingo Rural e Programa Esperança no Campo.

“Nós tivemos lá em seu Severino, em Lagoa Seca, pra consolidar uma parceria que nós já tínhamos, na oportunidade foi nosso secretário de Agricultura Ranieri Ferreira onde ele já tinha conhecimento de seu Severino, mas não sabia do potencial dele. Só pra você ter uma ideia, Severino tem hoje em estoque dez mil mudas de umbuzeiro, quem tem isso no quintal de casa? Então é muito bom contar com uma pessoa como seu Severino que tem essa experiência toda e que ele vem a convite do Núcleo, no dia 07 agora de junho, como parte da Semana do Meio Ambiente dar um curso de enxertia de Spondia que são plantas do Gênero Spondias que são as cajaranas, o cajá e dentre elas o umbuzeiro.

Então nós vamos ter um curso de cultivo do umbuzeiro onde, no dia 07, na parte da manhã, vem dois extensionistas da Emater na parte teórica: João Paulo da Emater de Cuité, e Bronzeado lá da região de Campina Grande. E na parte da tarde nós teremos o seu Severino com o curso de enxertia de umbuzeiro”, explica aquele educador universitário via Programa Domingo Rural e Programa Esperança no Campo.


Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Nenhum comentário