https://picasion.com/

Últimas Notícias

Pesquisadores vão analisar minério na PB

Quatro pesquisadores do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), do Ministério da Ciência e Tecnologia, chegam hoje à Paraíba para realizar caracterização tecnológica de bentonita encontrada em Cubati e Pedra Lavrada, no Seridó. Segundo os estudiosos, se bem explorados, os minérios, em médio prazo, podem alavancar o desenvolvimento da região, considerada uma das mais carentes do semiárido nordestino.

De acordo com o chefe da delegação, Adão Benvindo da Luz, a visita técnica consiste, basicamente, em colher materiais presentes nos depósitos de bentonita recentemente descobertos nos dois municípios e levá-los para laboratórios especializados no Rio de Janeiro, para realização de estudos aprofundados.

“Vamos estudar se as bentonitas encontradas em grande quantidade em Cubati e Pedra Lavrada têm aplicação industrial. A tendência é que esse mercado cresça 2% ao ano e a expectativa é de geração de emprego e renda na região do Seridó”, declarou o pesquisador do Cetem, doutor em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador da Universidade da Virgínia – Estados Unidos.

A bentonita é uma mistura de argilas e possui quatro utilidades básicas: usada em pelotização de minério de ferro, como fluido de perfuração de poços de petróleo, na área de fundição e na purificação e reciclagem de óleos vegetais e minerais. A Paraíba, mais precisamente o município de Boa Vista, no Cariri paraibano, possui mais de 80% das reservas de bentonita do Brasil.

“O Estado já é considerado o maior produtor, mas as reservas de Boa Vista já entraram num processo de esgotamento. A busca por novos jazimentos representa a salvação da indústria nacional de petróleo, que precisa muito do minério, que serve como agente viscosificante de fluidos de perfuração”, explicou.



Nenhum comentário