https://picasion.com/

Últimas Notícias

Cássio lidera com 45% dos votos; Efraim é segundo com 20%

A mais nova pesquisa Ibope, contratada pela TV Cabo Branco revela que, se as eleições fossem hoje, com 45% das intenções de voto, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) sairia disparado na frente dos demais pré-candidatos que postulam uma vaga no Senado da República.

 
O senador Efraim Morais (DEM) conta com 20% das intenções de votos, mostrando que nem os “fantasmas” conseguiram desgastar a pré-candidatura do democrata: a pesquisa foi realizada do dia 24 ao 26 de maio, portanto após as denúncias do Senado.

 
O deputado federal Vital do Rêgo Filho (PMDB) obtém 14% dos votos dados pelo eleitorado paraibano. Já o deputado federal Luiz Couto (PT), o ex-senador Ney Suassuna (PP) e o ex-governador Roberto Paulino (PMDB) têm cada um 10% dos votos. Wilson Santiago não passa dos 8%.

 
Um total de 6% votaria no deputado federal Marcondes Gadelha (PSC). Wellington Roberto (PR), alcançaria 5%. Enquanto isso, 3% votariam em Roberto Cavalcanti (PRB), 2% em Vital Farias (PC do B) e 1% em Jaime Carneiro (PTC). Do total de 1.008 eleitores entrevistados, 20% votariam em branco ou nulo, e 27% estão indecisos.

 
Como em outubro a Paraíba elegerá dois senadores, o Ibope ofereceu a opção do eleitor fazer duas escolhas (1º e 2º lugares). Do total dos eleitores entrevistados, 19% citou apenas um candidato.

 
Por região, Cássio consegue em Campina Grande 58% dos votos. Foi bem votado também no Sertão e na Zona da Mata (51% cada), e no Agreste (50%).

 
Já Efraim Morais foi mais votado na Borborema. Vitalzinho também mostrou-se mais forte em Campina Grande (31%). Luiz Couto destacou-se na Zona da Mata (15%) e em João Pessoa (13%); Ney Suassuna, na Zona da Mata (18%); Roberto Paulino, no Agreste (17%); Wilson Santiago, no Sertão (15%); Marcondes Gadelha, em Campina Grande (11%) e no Sertão (8%); Wellington Roberto, no Sertão (9%), e no Agreste (8%); Roberto Cavalcanti, no Sertão (5%); Vital Farias, em João Pessoa (4%); e Jaime Carneiro conseguiu ser votado por 1% do eleitorado da Zona da Mata, do Agreste, Borborema e do Sertão.

 
Dilma emplaca 54% e José Serra não passa de 29%

 
A pesquisa Ibope também avaliou as intenções de votos na Paraíba para a Presidência da República. A ex-ministra Dilma Rousseff (PT), apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lideraria com 54% a corrida presidencial com ampla vantagem sobre o tucano José Serra (PSDB), que tem 29% do eleitorado paraibano.

 
A pré-candidata do PV, Marina Silva, conquistaria 5% do eleitorado paraibano. Brancos e nulos somaram 5% dos eleitores e 7% ficaram indecisos.

 
A pesquisa Ibope, realizada entre os dias 24 e 26 de maio, foi encomendada pela TV Cabo Branco e registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o registro n.º 14752/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral sob o registro 12490/2010.

 
Os pesquisadores ouviram 1.008 pessoas em todo o Estado, de diversas faixas de idade e graus de instrução.
Do total de eleitores paraibanos que votariam em Dilma, a maioria seria do sexo masculino (58% dos homens votariam na pré-candidata), enquanto no eleitorado feminino, 51% daria o voto a Dilma.

 
O mesmo ocorre com Marina Silva (6% de homens e 4% de mulheres). Serra, por outro lado, teria mais mulheres dispostas a votar nele (30% de mulheres e 29% de homens). Quanto à faixa etária do eleitorado, foi no grupo de 30 a 39 anos que Dilma mais obteve votos: 63% dos eleitores nessa faixa etária votaram na petista. E entre os eleitores de 25 a 29 anos, ela teria os votos de 56%.

 
O pré-candidato tucano, por sua vez, conseguiu um equilíbrio em relação às faixas etárias do seu eleitorado: de 16 a 24 anos, e de 25 a 29 anos, 31% votaram nele; de 30 a 39 anos, 22%; de 40 a 49 anos, 28%; e 34% do eleitorado de mais de 50 anos. A candidata do PV, Marina Silva, conquistou mais eleitores na faixa etária de 16 a 29 anos. (AL)


FONTE: JORNAL DA PARAIBA

Nenhum comentário