https://picasion.com/

Últimas Notícias

Veja dicas para parar de fumar

Parar de fumar não é fácil. Antes de uma pessoa conseguir entrar para o clube dos não fumantes, ela terá de realizar, em média, três ou quatro tentativas, de acordo com a coordenadora do município de São Paulo do Programa Nacional de Controle do Tabaco, Darlene Dias da Silva Pinto.

- O tabagista precisa estar preparado para o fracasso, porque o índice é grande.

Segundo Darlene, os maiores núcleos de resistência são os muitos jovens, com menos de 40 anos, e os muito idosos, com mais de 65.

- Mas, mesmo tendo fracasso, é preciso tentar de novo.

De acordo com Sabrina Presman, coordenadora dos Programas de Controle do Tabagismo da cidade do Rio, o tabagista precisa acreditar que é possível mudar.

- Parar de fumar exige muita motivação e esforço. Se ele consegue parar de fumar, ele poder acreditar em outras mudanças.

Existem muitas informações para convencer um fumante a abandonar o vício. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que, no mundo, o cigarro é a maior causa de mortes que poderiam ser evitadas. Quase 5 milhões de pessoas perdem a vida por ano em razão do tabagismo – cerca de 10 mil por dia.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), um ano após largar o cigarro, cai pela metade o risco de morte por infarto do miocárdio (o músculo que forma o coração). E, no período entre cinco e dez anos após largar o vício, as chances de sofrer um infarto serão iguais às de pessoas que nunca colocaram um cigarro na boca.

O tabagismo pode causar diversos problemas de saúde, como câncer de pulmão e do trato digestivo, dificuldades respiratórias, infarto, derrame, entre outros.

Para quem quer parar de fumar, a primeira dica é ligar para o Disque Pare de Fumar, do Ministério da Saúde, no número 0800-61-1997. Os atendentes irão ouvir o seu caso e encaminhá-lo para a unidade mais próxima que realize o tratamento.

Da Redação com R7

Nenhum comentário