CUITÉ foi beneficiado com recursos do PAC 2 que liberou 32,6% dos recursos para a PB.
Nos últimos 2 anos, a Paraíba recebeu quase R$ 500 milhões do Governo Federal
através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O valor exato foi R$
489.753.617.63 e corresponde a 32,65% do total de R$ 1,5 bilhão, previsto para
ser enviado ao Estado durante o período de 2011 e 2014. Os recursos foram
enviados para a Secretaria de Estado de Infraestrutura da Paraíba (Seinfra).
Os dados foram divulgados, ontem, pelo Governo do Estado, no mesmo dia em que
a presidente Dilma Rousseff revelou o 6º Balanço do PAC.
De acordo com o Ministério das Cidades, foram aplicados R$ 472,4 bilhões em
obras do PAC, em todo o país. A quantia representa 47,8% do previsto para o
período 2011-2014. Com isso, o montante já destinado à Paraíba representa
aproximadamente 1% dos investimentos nacionais.
Na Paraíba, os recursos foram enviados para serviços de esgotamento
sanitário, ampliação de abastecimento de água, construção e ampliação de escolas
e melhoria da mobilidade urbana em João Pessoa. As verbas chegaram divididas em
sete grupos. O que concentrou o maior volume foi o “PAC Funasa”, que teve o
valor de R$ 138.160.526,56. Entre as localidades que serão beneficiadas com o
uso desse montante, estão os municípios de Queimadas, Belém do Brejo do Cruz,
Cabaceiras, Caraúbas, Coremas, Coxixola, Livramento, São Bento, São José de
Piranhas, São José dos Cordeiros, Serra Branca e Taperoá.
Nessas cidades, serão implantados sistemas de esgotamento sanitário, com
ligações prediais, rede coletora de esgoto e estações elevatórias e de
tratamento.
Na sequência, o grupo que apresentou o segundo maior volume de recurso está o
“PAC 2 Grupo 3”, que tem recursos de R$ 138.160.256,56. As verbas foram
destinadas para obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário, nas
cidades de Areia, Conde, Itabaiana, Lucena e Mamanguape. Os trabalhos ainda não
começaram.
Ainda dentro dos projetos que receberam recursos do PAC, estão a construção
de escolas nos municípios de Bayeux, Cuité, Cajazeiras, João Pessoa, São Bento e
Mamanguape. Serão cinco colégios, que irão consumir R$ 43.808.041.84. Na área de
mobilidade, a obra com recursos assegurados é a construção de um viaduto que vai
interligar a BR-230 ao bairro do Geisel, em João Pessoa. Orçado em R$ 4,5
milhões, o projeto ainda inclui a revitalização das linhas ferroviárias e
criação de estações para embarque de passageiros em ônibus. O projeto já passou
por licitação.
SECRETÁRIO FAZ BALANÇO POSITIVO
Em relação aos principais contratos executados pelo PAC, no Brasil, a Paraíba
avançou em algumas obras, mas está com outras atrasadas.
Em um desses projetos, por exemplo, que teve recurso de R$ 16,4 bilhões, o
governo contemplou 26 Estados e 484 municípios com obras de saneamento. Dos sete
Estados nordestinos que receberam os recursos, a Paraíba foi o que apresentou o
menor percentual de obras em execução. Nesse contrato, o Estado recebeu R$ 5,9
milhões, mas só executou 56% dos trabalhos. O índice ficou abaixo do encontrado
na Bahia (99%), Ceará (99%), Pernambuco (100%), Rio Grande do Norte (100%) e
Sergipe (100%).
Já em outro projeto com verbas para a saúde, o Estado recebeu recursos para
construir 105 unidades de saúde, mas só iniciou 67% desses trabalhos. O
percentual foi o segundo maior do Nordeste, ficando atrás do Ceará (72%).
Para Ricardo Barbosa, secretário especial do PAC na Paraíba, a situação do
Estado é satisfatória: “Nos três dos cinco últimos balanços do PAC, o Estado
apareceu entre a segunda e quinta colocação no ranking de localidades que mais
executaram obras. São mais de 30 cidades beneficiadas e diversas obras
concluídas", disse.
JP Online


Nenhum comentário