FELIPE TIAGO GOMES – O eterno benfeitor de Picuí.
![]() |
| Imagem da Internet |
Se
vivo estivesse, o Professor Felipe Tiago Gomes completaria hoje 92 anos. Não
por acaso, o Fundador da CNEC nasceu no dia 1º de maio, data marcada pelas
conquistas dos trabalhadores, o conhecido DIA DO TRABALHO. Aliás, o que não
faltou por parte do Comendador da Educação Comunitária, frente à concretização
de seus ideais, foi trabalho.
A
dimensão alcançada pela CNEC, com suas centenas de escolas espalhadas Brasil
afora, somente retrata a incansável batalha daqueles que verdadeiramente
acreditaram no sonho do Professor Felipe Tiago Gomes. Um sonho que se recriou a
cada dia dos 53 anos em que o Fundador esteve à frente de sua criação.
E
o intuito maior de todo esse esforço foi o de democratizar o ensino,
proporcionando aos menos favorecidos a chance de um futuro melhor. Certamente,
o trabalho não foi em vão. É que hoje guardamos a convicção da importância do
incessante trabalho de um educador, que pautou sua vida pelo mandamento divino
mais sublime, o do amor ao próximo.
Sem
dúvidas, somente alguém imbuído do compromisso maior de ajudar o seu semelhante
faria o que o Professor Felipe Tiago Gomes fez. E por isso, nesta importante e
simbólica data, destacamos o seu trabalho, a sua história, a sua memória.
Para
nós Cenecistas, ex-alunos e Picuienses, fica a lição. Com trabalho se fez, com
o trabalho ainda muito se fará.
As imagens abaixo mostram a comemoração do último aniversário de Dr Felipe em 1º de Maio de 1996, acompanhado de familiares e autoridades politicas do país.
Fonte:
Felipe Tiago Lira Severiano – Sobrinho neto do homenageado.
Imagens cedidas por Dr Miro.
Conterrâneo ilustre
“No quadro político da época, nosso
conterrâneo ilustre foi filiado a UDN (União Democrática Nacional) e em 1946
foi nomeado prefeito de Picuí pelo então governador Oswaldo Trigueiro, onde
administrou nosso município por um período de nove meses, sendo considerado o
prefeito mais jovem do Estado”.
Ao
seu lado, Felipe Gomes sempre teve a presença de sua inseparável guardiã, a
irmã Maria Alexandrina Gomes. Mulher austera em suas ações exerceu um papel
histórico dentro da CNEC, participando ativamente com seu senso crítico
discreto e intuitivo da personalidade feminina sertaneja. Foi responsável pela
confecção da primeira bandeira Cenecista.
No
dia 21 de setembro de 1996, Felipe Tiago Gomes faleceu em Brasília, vítima de
complicações cardíacas. Deixou milhares de órfãos, Cenecistas e estudantes, que
tiveram na Campanha Nacional das Escolas da Comunidade, um meio de
integrarem-se com a educação comunitária e de qualidade. Um meio de tornarem-se
cidadãos.
Um
homem comum que se tornou ídolo para milhares de pessoas, e jamais será
esquecido das mentes daqueles que conhecem o verdadeiro sentido de educar.
"O
professor Felipe Tiago Gomes foi em pessoa, o Inventor, o Pai, a Própria Alma
da CNEC”.
RACHEL DE
QUEIROZ.
Fonte: Internet – Pesquisa Francisco Araújo




Nenhum comentário