Últimas Notícias

É MUIDO: PF localiza italiano, vai indiciá-lo por lavagem de dinheiro e apura ligações com a máfia italiana.

A Polícia Federal localizou, nesta quinta-feira (18), o italiano que, segundo a PF, comandava um esquema fraudulento de lavagem de dinheiro internacional que possa estar servindo à máfia italiana. O acusado reside na Paraíba. O delegado do caso, Fabiano Emídio, responsável pelos crimes de financeiros, revelou que o italiano deve chegar no Estado nos próximos dias para ser interrogado. “Ele será indiciado por lavagem de dinheiro e crime contra o sistema financeiro. Na Paraíba, o italiano possui propriedades na cidade de Picuí”, adiantou Emídio não revelando o local onde o italiano foi localizado. O nome não foi revelado porque o processo corre em segredo de Justiça.

Nas primeiras horas da manhã desta quinta, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão e sequestro de bens o italiano. A polícia suspeita que o esquema de lavagem de dinheiro funcione com o apoio da máfia italiana. "Do ponto de vista policial, não descartamos essa hipótese. Temos indícios fortes através da Interpol que o italiano investigado tem várias condenações na Itália. Além disso, uma empresa na Itália pertencente aos amigos do acusado, enviou grande quantidade de dinheiro a Paraíba, sem qualquer contra partida", disse Fabiano Emídio.

O delegado de Repressão a Crimes Financeiros da Polícia Federal, Fabiano Emídio, também informou que, com a colaboração da Interpol, estão sendo feitas investigações sobre o paradeiro desse italiano. Há indícios de que o acusado ainda esteja no Brasil. "A princípio, o italiano não será preso, porque o mandado é apenas de busca e apreensão, mas na segunda etapa quando a Justiça expedir o mandado de prisão, vamos pegá-lo. O importante é que o esquema foi descapitalizado na Paraíba", disse o delegado.

Além de busca e apreensão, também foram cumpridos sequestro de bens no valor de R$ 10 milhões entre bens móveis e imóveis. Quatro milhões foram distribuídos entre fazendas e residências no interior do Estado e os outros R$ 6 milhões em apólices de seguro.

A Polícia Federal cumpre mandados, expedidos pela Justiça Federal paraibana, em quatro estados. Além da Paraíba, são alvos dessas ações Mato Grosso do Sul, Brasília e Rio de Janeiro.  Nesses estados, o dinheiro teria sido investido em nome de laranjas. 

O esquema funcionava através de um italiano, que tem residência na Paraíba. Ele constituiu empresa de fachada no ramo de mineração. Essa empresa simulava a venda de minérios para o exterior, sobretudo para uma empresa situada na Suíça.

De acordo com informações obtidas em colaboração com a Interpol, o inquérito policial revelou que a empresa suíça é comandada também por italianos, que remeteram grandes quantias em dinheiro para o Brasil em decorrência da compra fictícia de minério.

O dinheiro foi internalizado no Brasil através Paraíba, mediante de contratos de câmbio ideologicamente falsos.


Portal Correio

Nenhum comentário