FREI MARTINHO: Prefeitura apoia "1º AERO FREI MARTINHO" neste domingo (1º).
Com
o apoio da prefeitura municipal, na administração de Aido e Tião, a cidade de
Frei Martinho viverá neste domingo dia 1º de dezembro, seu 1º Aero Frei
Martinho com muita adrenalina e novidades, onde
o público você vai
presenciar paramotores, trike, aeromodelos, heliomodelos e automodelos.
O
evento acontecerá a partir das 8:00 horas da manhã na pista onde acontece
anualmente o tradicional motocross do município.
Um release sobre essa
atividade.
Aeromodelismo
é o conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos, em
escala reduzida (modelismo), de aeronaves e espaçonaves (aviões, balões,
foguetes etc.). É um tipo de miniaturismo. Existem várias categorias de
aeromodelismo:
VCC
ou U/Control - voo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao
aeromodelista por meio de cabos, que podem variar de 15 a 18 metros de
comprimento.
Radiocontrolado
- o aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, das
quais podem ser FM, AM, PCM para sistemas de radio mais antigos porém ainda
muito utilizados e para os sistemas mais modernos são utilizados sistema 2.4Ghz
que são mais seguros não correndo risco de interferência.
Voo
livre - o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência
por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem
propulsão própria.
Atualmente
a categoria mais praticada de aeromodelismo é o radiocontrolado (RC), que
divide-se basicamente em três modalidades, que se diferem pelo seu tipo de
motor:
Aeromodelos
com motores a explosão (combustão interna) - que podem chegar a escalas maiores
que 50% das dimensões reais de uma aeronave. Seus motores apresentam alta
potência e isso produz um voo mais adequado e prazeroso. São de longe, os
aeromodelos mais utilizados em todo o mundo, com milhões de unidades vendidas
ao longo dos anos.
As
principais vantagens deste tipo de aeromodelo são:
Um
envelope de voo mais real, aumentando a possibilidade de treino dos pilotos. O
som dos motores e o fato de não ligarem sem que seja efetuado um procedimento
de partida costuma evitar a grande maioria dos acidentes.
A
durabilidade, pois aeromodelos a combustão bem cuidados costumam durar por mais
de 20 anos
O
baixo custo, pois aeromodelos a combustão (por serem extremamente populares)
podem ser adquiridos usados a um baixo preço, e sua manutenção é quase ausente
de custos.
Os
reparos são simples de se executar, pois a madeira é facilmente colável.
Devido
a sua alta potência, os aeromodelos a combustão podem ser construídos com
vários materiais diferentes, como fibra de vidro, madeira, metal, espuma PU,
fibra de carbono e etc.
Como
normalmente são aviões maiores, fica mais fácil de se enxergar, minimizando os
acidentes e perdas de material.
Normalmente
os materiais e componentes envolvidos na construção e na linkagem destes
aeromodelos, são de maior qualidade, evitando-se assim acidentes desnecessários
e perigosos.
As
principais desvantagens são:
Sujeira,
o óleo deixa o aeromodelo bem sujo após um voo.
Ruido,
o que limita seu uso às pistas de aeromodelismo devidamente homologadas.
Aeromodelos
com motores elétricos - utilizam alta tecnologia, como por exemplo baterias de
Polímero de Lítio (LiPo), motores "brushless" (sem escovas), e têm
como um dos diferenciais a possibilidade de construir modelos com tamanho e
peso reduzidos, como na classe micro, que engloba aeromodelos minúsculos, que
chegam a pesar apenas 4 gramas e ter 15 centímetros de envergadura.
Apesar
do destaque principalmente para modelos menores, a atual geração de motores
brushless e baterias LiPo e LiFePo permitem a utilização de motorização
elétrica em modelos nas mais diferentes escalas, chegando a mais de 10m de
envergadura.
Além
da possibilidade de modelos em escala micro, outras vantagens são:
Baixo
nível de ruído;
Facilidade
na montagem de modelos com extrema acuidade de escala visual, pois motores
elétricos não precisam de aberturas para escapamento;
Facilidade
na montagem de aeromodelos multimotores (bimotores, trimotores, quadrimotores,
etc.), devido ao menor peso dos motores, ausência de vibração e por ser
manterem curvas de aceleração equilibradas entre os diversos motores sem
necessidade de cuidados adicionais com regulagens;
Envelope
de voo mais abrangente, permitindo pousos lentos, voos em locais fechados, ou
parques;
O
baixo custo desta categoria, inferior ao custo e a manutenção de um aeromodelo
similar a combustão. Mesmo inicialmente sendo recomendável adquirir algumas
baterias adicionais e carregador, não existe necessidade de compra de
combustível;
Facilidade,
baixo custo e pouco tempo de reparação quando ocorre danos devido à quedas.
As
principais desvantagens são:
O
tempo reduzido de voo, pois a bateria não voa mais do que poucos minutos;
A
baixa durabilidade do avião, pois normalmente os aeromodelos elétricos são
feitos de isopor e este material se deforma com o tempo, além disso, é
facilmente amassável.
Devido
ao seu baixo ruído e a capacidade de serem acionados por faltas de sinal do transmissor,
acidentes podem ocorrer.
Planadores
- utilizam cabos tratores tensionados por outros aeromodelos, cabos com elásticos,
cabos puxados por motores elétricos, lançados manualmente ou mesmo propelidos
por motores elétricos ou a combustão interna, com a característica desses meios
apenas levarem os modelos a determinada altura de voo e posteriormente serem
desacoplados ou desligados e o modelo permanece voando apenas pelos princípios
aerodinâmicos de voo associados a fenômenos naturais como térmicas ou vento, mas com o modelo com superfícies de comando controlado via radiocontrole. Os
modelos têm características aerodinâmicas diferenciadas como fuselagem e asas
delgadas, os tamanhos dos modelos comumente variam de 60 cm até mais de 5
metros de envergadura, o tempo de voo varia, mas podem chegar e até ultrapassar
o tempo dos modelos motorizados.
Francisco Araújo
Fonte do release: Wikipédia - a enciclopédia livre
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