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FREI MARTINHO: Prefeitura apoia "1º AERO FREI MARTINHO" neste domingo (1º).

Com o apoio da prefeitura municipal, na administração de Aido e Tião, a cidade de Frei Martinho viverá neste domingo dia 1º de dezembro, seu 1º Aero Frei Martinho com muita adrenalina e novidades, onde o público você vai presenciar paramotores, trike, aeromodelos, heliomodelos e automodelos.

O evento acontecerá a partir das 8:00 horas da manhã na pista onde acontece anualmente o tradicional motocross do município.

Um release sobre essa atividade.

Aeromodelismo é o conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos, em escala reduzida (modelismo), de aeronaves e espaçonaves (aviões, balões, foguetes etc.). É um tipo de miniaturismo. Existem várias categorias de aeromodelismo:
VCC ou U/Control - voo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos, que podem variar de 15 a 18 metros de comprimento.

Radiocontrolado - o aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, das quais podem ser FM, AM, PCM para sistemas de radio mais antigos porém ainda muito utilizados e para os sistemas mais modernos são utilizados sistema 2.4Ghz que são mais seguros não correndo risco de interferência.

Voo livre - o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.

Atualmente a categoria mais praticada de aeromodelismo é o radiocontrolado (RC), que divide-se basicamente em três modalidades, que se diferem pelo seu tipo de motor:
Aeromodelos com motores a explosão (combustão interna) - que podem chegar a escalas maiores que 50% das dimensões reais de uma aeronave. Seus motores apresentam alta potência e isso produz um voo mais adequado e prazeroso. São de longe, os aeromodelos mais utilizados em todo o mundo, com milhões de unidades vendidas ao longo dos anos.

As principais vantagens deste tipo de aeromodelo são:
Um envelope de voo mais real, aumentando a possibilidade de treino dos pilotos. O som dos motores e o fato de não ligarem sem que seja efetuado um procedimento de partida costuma evitar a grande maioria dos acidentes.
A durabilidade, pois aeromodelos a combustão bem cuidados costumam durar por mais de 20 anos

O baixo custo, pois aeromodelos a combustão (por serem extremamente populares) podem ser adquiridos usados a um baixo preço, e sua manutenção é quase ausente de custos.

Os reparos são simples de se executar, pois a madeira é facilmente colável.
Devido a sua alta potência, os aeromodelos a combustão podem ser construídos com vários materiais diferentes, como fibra de vidro, madeira, metal, espuma PU, fibra de carbono e etc.

Como normalmente são aviões maiores, fica mais fácil de se enxergar, minimizando os acidentes e perdas de material.

Normalmente os materiais e componentes envolvidos na construção e na linkagem destes aeromodelos, são de maior qualidade, evitando-se assim acidentes desnecessários e perigosos.

As principais desvantagens são:
Sujeira, o óleo deixa o aeromodelo bem sujo após um voo.
Ruido, o que limita seu uso às pistas de aeromodelismo devidamente homologadas.

Aeromodelos com motores elétricos - utilizam alta tecnologia, como por exemplo baterias de Polímero de Lítio (LiPo), motores "brushless" (sem escovas), e têm como um dos diferenciais a possibilidade de construir modelos com tamanho e peso reduzidos, como na classe micro, que engloba aeromodelos minúsculos, que chegam a pesar apenas 4 gramas e ter 15 centímetros de envergadura.

Apesar do destaque principalmente para modelos menores, a atual geração de motores brushless e baterias LiPo e LiFePo permitem a utilização de motorização elétrica em modelos nas mais diferentes escalas, chegando a mais de 10m de envergadura.

Além da possibilidade de modelos em escala micro, outras vantagens são:
Baixo nível de ruído;
Facilidade na montagem de modelos com extrema acuidade de escala visual, pois motores elétricos não precisam de aberturas para escapamento;
Facilidade na montagem de aeromodelos multimotores (bimotores, trimotores, quadrimotores, etc.), devido ao menor peso dos motores, ausência de vibração e por ser manterem curvas de aceleração equilibradas entre os diversos motores sem necessidade de cuidados adicionais com regulagens;
Envelope de voo mais abrangente, permitindo pousos lentos, voos em locais fechados, ou parques;
O baixo custo desta categoria, inferior ao custo e a manutenção de um aeromodelo similar a combustão. Mesmo inicialmente sendo recomendável adquirir algumas baterias adicionais e carregador, não existe necessidade de compra de combustível;
Facilidade, baixo custo e pouco tempo de reparação quando ocorre danos devido à quedas.

As principais desvantagens são:
O tempo reduzido de voo, pois a bateria não voa mais do que poucos minutos;
A baixa durabilidade do avião, pois normalmente os aeromodelos elétricos são feitos de isopor e este material se deforma com o tempo, além disso, é facilmente amassável.
Devido ao seu baixo ruído e a capacidade de serem acionados por faltas de sinal do transmissor, acidentes podem ocorrer.

Planadores - utilizam cabos tratores tensionados por outros aeromodelos, cabos com elásticos, cabos puxados por motores elétricos, lançados manualmente ou mesmo propelidos por motores elétricos ou a combustão interna, com a característica desses meios apenas levarem os modelos a determinada altura de voo e posteriormente serem desacoplados ou desligados e o modelo permanece voando apenas pelos princípios aerodinâmicos de voo associados a fenômenos naturais como térmicas ou vento, mas com o modelo com superfícies de comando controlado via radiocontrole. Os modelos têm características aerodinâmicas diferenciadas como fuselagem e asas delgadas, os tamanhos dos modelos comumente variam de 60 cm até mais de 5 metros de envergadura, o tempo de voo varia, mas podem chegar e até ultrapassar o tempo dos modelos motorizados.

Francisco Araújo
Fonte do release: Wikipédia - a enciclopédia livre

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