NOVA PALMEIRA-PB: Adonias Gomes será lembrado na mostra de cinema do Semiárido em Tela.
Atualmente no município de Nova Palmeira - PB, semiárido paraibano, a 180 km de João Pessoa - PB, não dispõe de sala de cinema e nem locadora de vídeos. Mas há alguns anos houve um senhor chamado Seu Adonias que comprava filmes em Campina Grande - PB e os levava para serem exibidos na cidade. A história de Seu Adonias e de muitos outros moradores são temas de curtas-metragens produzidos por jovens de 12 a 28 anos, educadores da rede pública de ensino e representantes quilombolas e que serão exibidos na primeira edição da Mostra de Cinema Semiárido em Tela, no dia 1º de dezembro, às 18h, na Praça de Eventos O Cirilão, no Centro.
Na mostra gratuita, serão exibidos oito filmes: “Comunidade Quilombola Serra do Abreu”, “Cine Caruso: Por trás das câmeras”, “Plantas Medicinais: um projeto que deu certo”, “A Mulher que mentia para vender santos”, “Centro de Educação Popular”, “Pinturas Rupestres de Nova Palmeira”, “Artesanato” e “Nova Palmeira”. Todos os curtas-metragens são produções documentais que recontam as histórias de convivência com o Semiárido a partir de ações desenvolvidas pelos próprios moradores e parcerias encontradas pelo caminho.
Dona Josefa, é um exemplo disso, com a colaboração do Centro de Educação Popular (Cenep) de Nova Palmeira - PB e do Centro de Organização Popular (Ceop) de Picuí - PB, ela reuniu o conhecimento que já tinha com o aprendizado adquirido com as formações realizadas pelas entidades e construiu em seu quintal hortaliças, que mesmo em períodos mais secos, não a deixa sem ter um alimento para comer. A proposta do Semiárido em Tela é aproximar a ciência da população através do cinema.
Os curtas-metragens são produções de até cinco minutos e foram filmados em Nova Palmeira - PB e zona rural. “Eles produziram o roteiro, filmaram, fizeram tudo. O Semiárido em Tela é um resultado do trabalho deles. O nosso objetivo agora é colaborar para que se crie um cineclube no município que promova debates, mostras, oficinas sobre a produção fílmica para dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Projeto”, afirma Kel Baster, coordenadora do Semiárido em Tela.
Todos os documentários produzidos foram resultados de oficinas promovidas pelo Projeto Semiárido em Tela uma parceria entre o Cine Mandacaru e o Insa e tem como objetivo pesquisar, capacitar, registrar e difundir a ciência e a tecnologia através do cinema, sendo a própria população protagonista na produção de obras audiovisuais. A proposta consistiu na realização de uma fase piloto do projeto que foi iniciada em agosto no município de Nova Palmeira - PB. Foram realizadas oficinas de introdução ao cinema, roteiro, fotografia e produção de vídeos. O Semiárido em Tela conta com a parceria do Centro de Educação Popular (Cenep), onde estão sendo realizadas as oficinas e o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Palmeira, representada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos.
Kel Baster - Coordenadora do Semiárido em Tela
Semec - Nova Palmeira - PB
Nenhum comentário