https://picasion.com/

Últimas Notícias

Que herança você vai deixar para seus filhos? Pr. Gomes Silva


Ao ler a pergunta, você pode até ficar fazendo o sinal da cruz, dizendo: Está amarrado! Não, não! Não estou profetizando o seu fim neste mundo nem estou torcendo por isso. A indagação é uma preocupação quanto ao futuro de seus filhos respaldado pelos atos do presente. A Bíblia orienta os pais a ensinarem seus filhos a andar no caminho correto, traçado pelo Senhor, pois, ao atingirem a maioria, eles não se esquecerão da correta instrução e dele não se desviará (conf. Provérbios 22:6).

Quando destinei parte do meu tempo a transmitir a palavra de Deus no Centro de Recuperação Homens de Cristo, em São Sebastião de Lagoa de Roça(PB) e até aconselhar recuperandos das drogas etc., pude comprovar o que muitos desconhecem. E não foram poucas as vezes, ali, que ouvi jovens justificando seu estado deplorável, afirmando que entrou em tal “mundo” por falta da família na sua vida; de bons exemplos dentro de casa e da rejeição que enfrentavam no contexto doméstico. Extremamente abatidos, alguns confessavam que seus pais bebiam, brigavam e descarregavam, nos próprios filhos, toda mágoa e frustração por conta do fracasso conjugal ou nos seus projetos pessoais.

Obviamente, nem todos os pais apresentam tal comportamento, como também nem todos os filhos são rebeldes e propensos a viver uma vida marcada pela revolta ocasionada pela conduta reprovável daqueles que deveriam ser o seu protetor na terra, humanamente falando.

Quando Salomão, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, escreveu o livro de Provérbios, especialmente o capítulo 22, o fez sabendo que os pais teriam (de geração a geração) dificuldades para instruir seus pimpolhos. Porém, a exortação é para que eles fossem exemplos dentro de seu próprio lá, pois é ali que os filhos precisam aprender: O respeito, o temor e o amor a Deus e ao próximo, bem como a dá os primeiros passos para a construção de sua vida moral, profissional, emocional e espiritual.

Muitos pais não sabem, mas a Palavra de Deus – Salmo 127:3 -, diz que, “os filhos são herança do Senhor (...)”. Daí existir uma grande responsabilidade dos progenitores no cuidado daquilo que é do Senhor. Seu filho precisa de sua atenção, do seu amor, do seu exemplo, de seu padrão ético e profissional. Por isso, a pergunta é pertinente nesse contexto familiar. Qual a herança que você vai deixar para seus filhos? De um pai que o ama, que cuida, que instrui corretamente, que vive preocupado com a educação dos seus filhos ou é daqueles progenitores que entram em casa e nem olham para seus filhos? Que não procuram saber como eles andam nem quem são seus amigos? Ou é o que se utiliza de qualquer pretexto para humilhar, bater, criticar ou até rejeitar aqueles a quem deveria amar? Papai, teus filhos tem mais prazer ou tristeza quando alguém fala de você? Em quais dos exemplos abaixo você está inserido.

1.        Podemos ver inúmeros jovens, adolescentes e pequeninos sentirem prazer o falar de seu próprio pai e contar suas virtudes; de transmitir as qualidades dele e dizer: O Meu Pai é um pai – é um exemplo a ser seguido. É preocupado com a minha saúde, educação e o meu bem-estar...
2.        Infelizmente, não são raros ouvir dos lábios de crianças, jovens e adolescentes relatos que jamais imaginávamos: “Meu pai? Quem é meu pai? Não sei o que é um pai”; “sei que nasci, mas nunca tive um pai de verdade para cuidar de mim”; “meu pai é um cachaceiro, que maltrata a minha mãe e não respeita os filhos”.
3.        Quantos filhos não vivem tristes porque são humilhados e rejeitados pelos próprios pais...

Reflita sua condição de pai e veja qual a herança que você está deixando para seus filhos.

Deus ilumine a vossa mente!

Nenhum comentário