Governo promove curso online do Avaliando IDEPB para 716 professores e profissionais da rede estadual de ensino.
O
Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), deu
início ao curso online de Formação Continuada em Apropriação de Resultados do
Sistema Estadual de Avaliação da Educação da Paraíba (Avaliando IDEPB), em
parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da
Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). As inscrições aconteceram
durante o mês de abril e agora o curso vem sendo realizado de forma online, por
meio da plataforma Moodle, até o dia 1º de junho, com carga horária total de
40h.
O
objetivo desta ação é oferecer capacitação sobre aspectos relacionados à
Avaliação Educacional, com foco no IDEPB, apresentando conceitos básicos sobre
o processo de avaliação externa em larga escala e abordando os resultados extraídos
dos testes de proficiência e dos questionários contextuais, de modo que
gestores e professores possam utilizá-los em prol da melhoria da qualidade do
ensino, seja na aplicação de políticas públicas ou de ações pedagógicas.
A
formação é voltada principalmente para professores de Língua Portuguesa e
Matemática, Gestores Escolares e Professores do 5º ano do Ensino Fundamental da
rede pública de ensino do Estado. Inscreveram-se no curso 717 profissionais,
ultrapassando o número de vagas previsto, que era de 500, envolvendo as 14
Gerências Regionais de Educação (GRE).
Durante
a realização do curso os professores terão a oportunidade de conhecer as
variáveis e possibilidades de melhoria dos resultados cognitivos dos alunos do
Ensino Básico, relacionar testes de desempenho com questionários contextuais de
alunos, professores e diretores da escola buscando identificar variáveis com
capacidade de modificação do nível do desempenho dos alunos, entre outros
aspectos desenvolvidos nos módulos, como “Ambientação na Plataforma e
Introdução à Avaliação”; “A Avaliação e os Indicadores sociais e educacionais”;
“Os meios de divulgação e acesso às informações” e “Análise dos Resultados do
Avaliando IDEPB”.
“Ressaltamos
a importância do curso por permitir, a partir do empoderamento das informações,
que o professor possa modificar as estratégias de aprendizagem na sala de aula,
enriquecendo o fazer pedagógico, conhecendo o desempenho de estudantes para
auxiliá-los no desenvolvimento de suas competências e habilidades, propor
atividades de intervenção pedagógica, partindo da realidade e do contexto
escolar que atua”, explicou Iara Andrade de Lima, gerente operacional de
avaliação da SEE.
Ascom


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