Dupla invade escola em João Pessoa e realiza 'arrastão', diz Polícia Militar.
Estudantes e professores de uma escola de
João Pessoa foram vítimas de um arrastão em pleno horário de aula na manhã
desta segunda-feira (1º). De acordo com a Polícia Militar, os dois suspeitos do
crime, que aparentemente são adolescentes, estavam armados, invadiram a escola
por uma das janelas da instituição e ameaçaram as vítimas.
O crime aconteceu por volta das 9h40 na
Escola Estadual Professora Luzia Simões Bartollini, no bairro do Jardim
Planalto. Segundo relatos de testemunhas, os assaltantes chegaram de moto,
invadiram a escola pela janela de uma das salas e passaram nas demais roubando
cerca de 80 celulares dos alunos.
Enquanto a dupla agia dentro da escola,
outros dois suspeitos teriam ficado do lado de fora para auxiliar na fuga.
Algumas pessoas passaram mal e uma equipe
do Corpo de Bombeiros foi prestar socorro no local.
Um estudante, que preferiu não se identificar,
contou que fazia prova no momento do crime quando ouviu os gritos de outros
colegas.
“Uma professora percebeu que era um assalto
pediu que todos os alunos ficassem dentro da sala de aula, todos estavam
apavorados e chorando. Para evitar que os criminosos entrassem onde estávamos,
nós colocamos a mesa na frente da porta. Os assaltantes ainda tentaram abrir a
porta, mas não conseguiram. Em seguida, fugiram”, explicou ele.
A dupla fugiu antes do policiamento chegar
ao local, segundo o policial militar Jeferson Barros, e nenhum suspeito foi
identificado até as 12h desta segunda-feira.
A Polícia Militar informou que está
realizando buscas pelos suspeitos, inclusive com o auxílio do helicóptero
Acauã, da Secretaria de Defesa Social (Seds) da Paraíba.
Tensão
na escola
Segundo a diretora-adjunta da escola, Maria
Marlene Batista, no ano passado a escola chegou a ser arrombada, porém, nunca
tinha ocorrido arrastões como este dentro da instituição.
Ela alertou que sempre são registrados
crimes ao redor da escola, principalmente no turno da tarde, quando muitos
alunos já relataram terem sido assaltados.
“A escola clama por segurança. Os alunos
não estão com medo. Nós queremos uma garantia para escola de que vamos ter essa
segurança”, frisou a diretora-adjunta.
Ainda segundo ela, duas gestantes e uma
estudante com problemas respiratórios passaram mal e precisaram ser socorridas.
O capitão da Polícia Militar Sidney Paiva,
disse que a polícia trabalha com a hipótese de que alguém de dentro da
instituição de ensino tenha repassado informações para os assaltantes. “O crime
ocorreu após o lanche da manhã. Além disso, eles sabiam a janela que estava
mais desprotegida. Esses dados podem ter sido passados por pessoas de dentro da
escola”, contou.
Dois
ataques em menos de duas semanas
Este é o segundo ataque a escolas na grande
João Pessoa, em menos de duas semanas. No último dia 21 de maio, quatro homens
encapuzados e armados renderam um vigilante e assaltaram a Escola Estadual
Maria de Lourdes Araújo, no bairro de Tibiri II, em Santa Rita. Neste primeiro
caso, no entanto, não estavam acontecendo aulas na instituição no momento do
crime.
Durante o ato criminoso, os suspeitos
espancaram e amarraram o vigilante e depois invadiram a escola, onde furtaram
objetos. Antes de sair do local, eles ainda picharam o muro com a sigla de uma
facção criminosa.
Os bandidos levaram da escola, dois
computadores, uma impressora e materiais da merenda dos alunos, além do relógio
e celular do vigilante. Eles ainda reviraram as salas de aula.
G1 PB


Nenhum comentário