Ministério da Saúde destina verba de custeio para 18 novas UPAs.
O
Ministério da Saúde passou a custear 18 Unidades de Pronto Atendimento (UPA)
novas e aumentou os repasses para outras 13. Os recursos somam R$ 56,5 milhões
anuais, que serão repassados em parcelas mensais.
Manaus
(Amazonas), Salvador e Feira de Santana (Bahia), Corumbá e Dourados (Mato
Grosso do Sul) e Itapipoca (Ceará) estão entre as cidades com novas UPAs que
receberão verba de custeio do Ministério da Saúde. Ao todo, com a Portaria 617,,
publicada no Diário Oficial da União na semana passada, o Ministério da Saúde
repassou R$ 56,5 milhões para custear 31
UPAs, localizadas em 30 municípios de 12 estados brasileiros (AM, BA, CE, DF,
MG, MS, PB, PR, RJ, RS, SC e SP). Das unidades beneficiadas, 18 são novas, 13 são
qualificadas e uma é ampliada e qualificada.
As
UPAs são habilitadas pelo Ministério da Saúde após entrarem em funcionamento e
qualificadas quando conseguem cumprir uma série de critérios para garantir
maior qualidade dos serviços prestados, como o desenvolvimento de atividades de
educação permanente para os profissionais e implantação de protocolos de
atendimento clínico e classificação de risco.
As
UPAs ficam abertas 24 horas e servem como um intermediário entre as Unidades
Básicas de Saúde e os hospitais. Estão equipadas para socorrer pessoas com
problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes, infartos e outras
ocorrências de média complexidade, evitando que estes pacientes sejam
encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais.
Agência
Brasil


Nenhum comentário