Governo não repassa recursos para fiscalização do Bolsa Família.
Reportagem
da Folha de S. Paulo desta segunda-feira (1), revela que prefeituras e Estados
em todo o Brasil não receberam, durante o ano de 2015, recursos relativos à
gestão do Bolsa Família. A fiscalização do programa é mantida apenas com
recursos obtidos no final do ano passado, conforme a Folha.
Segundo
a reportagem, “os repasses feitos neste ano, entre fevereiro e abril,
referem-se a meses dos últimos trimestres de 2014. Embora as 14 milhões de
famílias beneficiárias estejam com o recebimento em dia, os programas de
acompanhamento nunca tinham sofrido atrasos dessa magnitude”.
A
falta de recursos compromete a verificação de checagem da frequência das
crianças nas escolas e nos postos de saúde. Além disso, a redução da verba do
programa também dificulta a atualização cadastral de beneficiários.
A
Folha informa que, por conta da demora no repasse de recursos para a gestão do
programa, houve cortes de funcionários ligados ao Bolsa Família. “O Ministério
do Desenvolvimento Social reconhece os atrasos e diz que a situação deve se
normalizar assim que receber repasses do Tesouro Nacional”, diz a Folha.
Congresso em Foco


Nenhum comentário