Prefeitos paraibanos driblam crise e antecipam metade do 13º.
Pelo
menos dez prefeitos paraibanos devem driblar os efeitos da seca e a redução do
Fundo de Participação dos Municípios (FPM), para pagar a metade do 13º salário
este mês, garantindo assim a pamonha e a canjica, além da roupa de chita para
dançar quadrilha de São João dos servidores públicos municipais.
Algumas
prefeituras já confirmaram o pagamento, enquanto outras reúnem a equipe econômica
esta semana para bater o martelo sobre a antecipação de 50% da gratificação natalina.
O
primeiro a confirmar foi o prefeito de Boa Vista, no Cariri, Edvan Pereira
Leite (PSDB). Apesar do anarriê da crise
econômica e hídrica, o tucano explica que acabou praticamente com o pagamento
de diárias e gratificações e cortou despesas com energia, combustível, telefone
e festividades. No dia 22, será paga a metade do 13º, enquanto a folha de junho
vai ser creditada no dia 29, injetando assim cerca de R$ 750 mil na economia da
cidade.
Os
poucos recursos da prefeitura são para pagar em dia e antecipar o décimo dos
servidores, bem como investir em carros-pipa para abastecer os moradores da
zona rural, que sofrem com os efeitos da estiagem, explicou Edvan, que
antecipará o pagamento do 13º salário pelo sétimo ano consecutivo.
ITATUBA
Em
Itatuba, no Agreste da Paraíba, o prefeito Aron Renê (PMDB) vai injetar quase
R$ 1 milhão com o pagamento antecipado da metade do 13º salário e a folha de
pessoal do mês de junho. O diretor financeiro Bruner George disse que o
prefeito conteve gastos para assegurar o pagamento e também a folha de junho.
Para o gestor, é importante a antecipação do 13º em datas comemorativas como o
São João e São Pedro, pois facilita para os servidores anteciparem também suas
compras ou honrarem seus compromissos, de forma que aumenta consideravelmente o
movimento no comércio da cidade. “Logo, vai gerar emprego e renda, uma vez que
a prefeitura em municípios de pequeno porte é a principal empregadora” -
explicou o diretor.
JPOnline


Nenhum comentário