https://picasion.com/

Últimas Notícias

Greve dos servidores do INSS chega ao 18º dia na Paraíba.


A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completa 18 dias nesta quinta-feira (30) na Paraíba e já conta com a adesão de 80% dos servidores, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho da Paraíba (SindsprevPB).

De acordo com Elzevir Cavalcante, membro da diretoria do sindicato e do comando de greve, as 51 agências do estado estão atendendo apenas casos de urgência, que são triados de acordo com cada agência. “As pessoas que já tinham atendimento marcado chegam na agência e lá é feita uma triagem dos casos. Os que podem ser feitos depois são reagendados para uma data posterior”, explicou.

A categoria entrou em greve por tempo indeterminado no dia 13 de julho. Além dos servidores do INSS, também aderiram à greve os servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), do Ministério da Saúde e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O sindicato explica que a greve na Paraíba faz parte da mobilização nacional da categoria que também está em greve em vários estados. Segundo o SindsprevPB, os servidores públicos federais pedem um reajuste salarial de 27,5% imediato, com aumento gradual durante os próximos quatro anos. Eles também pedem melhorias nas condições de trabalho e no atendimento à população. O Ministério do Planejamento propôs um reajuste de 21,3%, dividido em parcelas nos próximos anos, e as negociações ainda continuam.

Segundo a diretoria da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), na tarde desta quinta-feira haverá um encontro com a equipe do Ministério da Previdência, quando deverá ser apresentada uma proposta formal à categoria. Na próxima semana, uma nova reunião poderá decidir o rumo da paralisação nacional.



G1 

Nenhum comentário