https://picasion.com/

Últimas Notícias

Campus de Cuité da UFCG reutiliza material de construção para novas obras.


Casa do cachorro da Residência Universitária e Espaço para Práticas Integrativas do CES são alguns exemplos.

Diante da atual crise econômica que o país vive, a Prefeitura Universitária do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, em Cuité, encontrou uma saída para construir ou dar prosseguimento a algumas obras no campus, baseada na reutilização de materiais de construção. Recentemente, por exemplo, foi construída uma casa para abrigar o cachorro ‘Bruce’ que mora na Residência Universitária há cerca de dois anos, atendendo à solicitação dos residentes que convivem com ele.

Para construir a casa foram reutilizados alguns materiais que sobraram de outras obras do CES, a exemplo da ampliação da Biblioteca Setorial que está em fase de conclusão. Isto é, material que estava sem utilidade. São tijolos quebrados, resto de massame, telhas, pedaços de madeira, entre outros que seriam, naturalmente, descartados no lixo.


O diretor do CES, José Justino Filho, destaca que diante da reivindicação dos residentes universitários, a solução foi encontrada em face do momento atual. Ele lembrou que o campus dispõe apenas do mínimo para manutenção. Porém, por conta da necessidade, segundo os estudantes, de construir a casa para o cachorro, foi desenvolvida a ideia, junto à equipe de pedreiros do CES, de reutilizar o material de construção para o serviço.

“Estamos passando por uma crise econômica visível, assim como a crise política nacional e as universidades têm sido um dos pilares que estão sendo, totalmente, abalados com essa crise. São obras inacabadas, corte de verbas, falta de investimento na instituição, limitação de toda natureza. Com isso, nós temos que nos reinventar, contar com o nosso potencial humano e a criatividade”, declarou Justino.

Além da casa do cachorro, também está sendo construído com o reaproveitamento de materiais o novo ‘Espaço para Praticas Integrativas do CES’, localizado ao lado da Central de Laboratórios III (bloco da Nutrição). A expectativa é que o este novo espaço terapêutico seja entregue no início do segundo semestre de 2018.



Com Ascom/CES

Nenhum comentário