https://picasion.com/

Últimas Notícias

Picuí: Semana da Juventude Neto Borges – SJNB - tem início neste domingo (12).



A Semana da Juventude Neto Borges - SJNB - é um projeto desenvolvido por estudantes do município de Picuí, em parcerias com as instituições de ensino, poder público e sociedade civil. Este ano estamos na II edição. A SJNB ocorrerá entre os dias 12 e 15 de agosto de 2018, envolvendo atividades artístico-cultural e poliesportivas no âmbito do protagonismo estudantil. Durante todos os dias da programação, estará ocorrendo atividades nas escolas, e em horários opostos às aulas, atividades nos bairros à noite e atividades na praça central da cidade.

Este ano, a semana da juventude apresenta-se com o tema “Deixe-me Viver” fazendo alusão e trazendo a discussão a despeito das vulnerabilidades socioeconômicas e o alto crescimento nos índices de violência ocorrido na cidade de Picuí nos últimos tempos e na região do Curimataú e Seridó com o público jovem.

A SJNB inicia neste Domingo (12), às 17h00min na praça Getúlio Vargas. Durante a semana, ocorrerá atividades nas escolas, com palestras e oficinas, no período da tarde ocorrerá as atividades esportivas, que se estendem até à noite, sendo estas atividades nos espaços poliesportivos do município, No final da tarde, teremos GTs com temas relacionado à temática jovem na praça Getúlio, às 17h00min. Nos bairros estarão ocorrendo paralelamente o cinema, este ano estaremos realizando o cinema nos bairros Chico de Adauto e São José, segunda e Terça-feira, respectivamente, às 19h00min. A culminância será na quarta-feira, na ocasião, estaremos Realizando a gincana no final da tarde em alusão ao dia do estudante, a noite ocorrerá o Sarau poético e logo em seguida a Festa cultural da Juventude, todas as atividades relacionadas à quarta feira serão realizadas na praça Getúlio Vargas

Neto Borges, Jovem na qual é homenageado com o nome na semana da juventude, foi um jovem idealizador da Semana da juventude, que foi brutalmente assassinado em abril de 2017, desde Criança era atuante nos movimentos sociais da cidade de Picuí. Neto faleceu aos 20 anos, estando com a matrícula feita na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, no campus Sede, onde iria cursar Geografia.

Neto era um dos sonhadores da Semana da Juventude no município de Picuí, infelizmente, este sonho na qual ele compartilhava não foi possível realizarmos juntos, porém a juventude, juntamente com todos os amigos, nos propomos a realizar o sonho dele, que era a semana da juventude, e esta a partir de então, leva o nome dele.

Este ano, a SJNB traz uma filosofia: “Só lutam os que têm belos sonhos”, a SJNB não tem dono e muito menos um protagonista principal, a ideia principal é propiciar melhorias e políticas públicas para a classe estudantil, para a juventude. Este é o nosso foco, é a nossa Luta.


*Jokinha Dantas/Coordenador da SJNB

Nenhum comentário