https://picasion.com/

Últimas Notícias

Experiência exitosa de nutricionista Picuiense vence concurso idealizado pelo Conselho Regional de Nutricionistas.



Uma nutricionista Picuiense foi a vencedora do prêmio Emília Aureliano de Alencar Monteiro, idealizado pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª região, formado pelos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, tendo como finalidade incentivar o Nutricionista a divulgar suas experiências profissionais e documentar seus trabalhos nos meios de divulgação científica possibilitando a expansão do acervo técnico nas diferentes áreas de atuação.

Neste contexto a nutricionista Picuiense Rayane Santos de Lucena Matias, que atualmente é responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar na cidade de Baraúna/PB, inscreveu sua experiência com a implantação de uma horta na Escola Municipal de Ensino Infantil Rufina Maria da Conceição e sua importância pedagógica, ambiental e nutricional na formação de hábitos das crianças assistidas pela creche.

Com o título "No Beabá da brincadeira, dinamizando o conteúdo através da horta escolar", a atividade foi iniciada com a escolha do local mais apropriado para a implantação da horta escolar, com isso foi realizado a preparação da terra, pintura das garrafas, desenho do canteiro em forma de tomate com garrafas PETI trazidas pelos alunos. Os alunos foram ao local onde a horta seria implantada e com o auxílio da Nutricionista, coordenadoras pedagógicas, diretora e as professoras iam assimilando conhecimentos pertinentes relacionados a artes visuais, natureza e sociedade. Num segundo momento, em visita a horta, os alunos já foram identificando os objetos necessários para os cuidados com a horta trabalhando o contexto de linguagem oral, as crianças viram a semente, assim como foram questionadas em que preparações da alimentação escolar usamos coentro?


Uma a uma as crianças foram até o canteiro e plantaram a semente que estava em suas mãos, todos os dias em uma escala por turmas, os alunos dirigem-se a horta para manter a terra molhada e acompanhar o processo de germinação, trabalhando música e movimento do corpo, em fila, cantando canções relacionadas a alimentação.

─ Esta ação só foi possível pelo conjunto de esforços da gestão municipal na pessoa do Prefeito Manasses, do Secretário de Educação José das Vitórias (Neguinho) e Valquíria Araújo, Secretária de Agricultura, além do trabalho em conjunto feito por toda equipe escolar da Escola Municipal de Ensino Infantil Rufina Maria da Conceição ─ pontuou Rayane a nossa redação.

Todos os nutricionistas inscritos no CRN foram informados por e-mail sobre a existência do concurso e o período de inscrições aconteceu de 11/06/2018 a 11/08/2018, no site do Conselho Regional de Nutrição, onde também foi feita a divulgação dos vencedores.



ClickPicuí

Nenhum comentário