https://picasion.com/

Últimas Notícias

Mais um caso clínico diagnosticado e tratado no Hospital Regional de Picuí recebe destaque na Comunidade Científica Internacional.


Situação que a paciente chegou ao especialista
A revista científica internacional “The Open Dentistry Journal” publicou em seu volume 12, do último dia 30/11/2018, o caso de uma criança de 6 anos de idade que apresentava um “tumor na gengiva com cerca de 2 meses de evolução” que foi diagnosticado e operado no Hospital Regional Felipe Tiago Gomes de Picuí-PB, pela equipe do cirurgião buco-maxilo-facial Dr. Edgley Porto que relata a seguir:

“Este caso clínico é um dos eixos do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial criado aqui no Hospital Regional de Picuí desde 2011, que abrange o diagnóstico e tratamento das lesões buco-maxilo-faciais, entre elas o câncer de boca; traumatismos craniofaciais, em especial as fraturas, bem como os atendimentos em urgência e emergência e que também está inserido no Mestrado em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial que estou cursando na Universidade de Pernambuco (FOP-UPE)”.

“Quero mais uma vez agradecer e pedir forças a Deus de poder continuar a frente desse Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial de razoável importância para Picuí e região, e expressar aqui minha gratidão a todos que fazem parte do Hospital Regional Felipe Tiago Gomes de Picuí-PB, desde o pessoal de apoio, maqueiros, técnicos, enfermeiros e médicos, indistintamente, sem é claro deixar de ressaltar o apoio da gestão e da direção do Hospital, sem o qual não teríamos como desenvolver este Serviço”.

Para ver o artigo na íntegra acesse: (clique em “Download PDF”)


APRESENTAÇÃO DO CASO CLÍNICO

1. Exame clínico

Paciente J.O.D., 6 anos, gênero feminino, leucoderma, compareceu ao ambulatório do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Regional Felipe Tiago Gomes, Picuí-PB, relatando um “caroço na boca” há cerca de 2 meses.

A história médica do paciente não sugere maiores considerações e não há relatos de câncer na família.

Ao exame clínico da cavidade bucal observou-se que a paciente apresentava uma dentição mista, presença de biofilme e cárie dentária. Região alveolar do lado direito, correspondente à região dos elementos dentais 84 e 85, apresentando lesão de aspecto tumoral, coloração arroxeada, consistência endurecida, crescimento lento e exofítico, implantação séssil, bem delimitada, de aproximadamente 30 mm de diâmetro.

Ao exame de imagenológico em TC, corte axial, com janela para tecido mole, observou-se imagem nodular, com densidade de partes moles, limites parcialmente nítidos, medindo aproximadamente 2.0x2.0x1.0 cm, localizada nas partes moles adjacentes à face lateral direita da mandíbula.

Não apresentava linfonodos cervicais alterados à palpação e o restante dos exames hematológicos pré-operatórios do paciente estavam dentro da normalidade.

Complementando a história clínica, foi relatado que a paciente já tinha se submetido a procedimentos cirúrgicos para remoção da lesão em outros serviços, porém, sempre com sinais de recidiva.

2. Biópsia

Foi realizada uma biópsia incisional da lesão e a peça cirúrgica foi encaminhada inicialmente para exame anatomohistopatológico, cujo laudo foi compatível com o de lesão de células gigantes periférica.

As imagens das lâminas do exame histopatológico evidenciaram presença de numerosas células gigantes multinucleadas organizadas em focos, em permeio a um tecido conjuntivo fibroso denso, que exibia fibras colágenas arranjadas em feixes paralelos e fibroblastos volumosos ora ovóides ora fusiformes.

O diagnóstico foi fechado em lesão periférica de células gigantes, tendo sido proposto o tratamento cirúrgico radical através de exérese da lesão.

Procedimento cirúrgico
3. Procedimento Cirúrgico

O procedimento cirúrgico foi realizado sob anestesia geral com entubação nasotraqueal e infiltração local de citocaína a 2% com adrenalina, incisão elíptica e em cunha com lâmina 15, com margem de segurança de 1cm, excisão da lesão, cauterização da área cirúrgica com bisturi elétrico, irrigação com solução fisiológica a 0,9% e remoção de debris, sutura em pontos separados com fio seda 3-0.

Nódulo retirado
A peça cirúrgica medindo aproximadamente 25x20x10mm foi encaminhada para exame histopatológico para confirmação do diagnóstico.

4. Proservação

A sete dias do procedimento cirúrgico, após a remoção da sutura, a área operada ainda estava em fase de cicatrização, o paciente foi orientado quanto à higiene local.

Processo de cicatrização
A proservação de 15 e 30 dias mostraram já os elementos dentais 44 e 45 em estágio final de esfoliação.

Fonte e fotos: Dr. Edgley Porto (foto)
Mestrando em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Universidade de Pernambuco (FOP-UPE);
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Universidade Estadual da Paraíba (2009);
Especialista em Implantodontia pela Funorte/SOEBRAS (2017);
Especialista em Gestão em Saúde/ Gestão Hospitalar pela Universidade Estadual da Paraíba (2015);
Pós-graduado em Ortodontia pela CIIODONTO (2015);
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial;
Cirurgião e Traumatologista buco-maxilo-facial do Hospital Regional Felipe Tiago Gomes, Picuí-PB;
Cirurgião e Traumatologista buco-maxilo-facial do Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa, Cabedelo-PB.

Atua nas áreas:
 - Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais;
- Cirurgia Ortognática;
- Cirurgia Artroscópica das ATMs
- Implantes Dentais;
- Dor Orofacial e Disfunção Têmporo-Mandibular;
- Diagnóstico e Patologia Bucal

Contato:
Email: edgleys.porto@hotmail.com
Fanpage:http://www.facebook.com/pages/Dr-Edgleys-Porto-Cirurgia-e-Traumatologia-Buco-Maxilo-Facial/342241135868911
Twitter: @DrEdgley_Porto
Instagran: @dr_edgley

Unidades:
1. Rua Rodrigues Alves, 105 – Prata, Campina Grande-PB. Fone: (83) 3341-5803.
2. Rua Vidal de Negreiros, 70 – Centro, Campina Grande-PB. Edifício Nenzinha Cunha Lima. 6o Andar. Sala: 605. Fone: (83) 3322-3719
3. Rua Carlos Alberto de Sousa, 341 – Bodocongó, Campina Grande. Fone: (83) 98873-9383

Nenhum comentário