Na Assembleia, Plenário lota e debate sobre Novas Alternativas para Educação ganha força.
Com o plenário José Mariz
lotado de professores, educadores, estudantes, gestores escolares, secretários
Municipais, gestores Estaduais de Educação e deputados, a Assembleia
Legislativa da Paraíba debateu nesta terça-feira (30), novas alternativas para
a educação paraibana, em alusão ao Dia Mundial da Educação.
Proposta pelo deputado
Estadual Chió (REDE), a Sessão Especial deu voz e visibilidade a iniciativas de
educação transformadora que estão acontecendo nos municípios paraibanos, e
pelos resultados obtidos, certificações e reconhecimento internacional, merecem
adesão e incentivos dos poderes públicos.
"Um momento
extraordinário que permitiu a Paraíba conhecer novas estratégias pedagógicas
que estão sendo aplicadas de forma localizada, mas, com forte impacto no
rendimento dos alunos e envolvimento das comunidades escolares. Tenho certeza,
que a partir desse momento, contaremos com o apoio incondicional da Casa, na
elaboração, votação e aprovação de leis e requerimentos que ajudem a levar a
educação transformadora para todas as escolas paraibanas", enfatizou o
deputado Chió.
Bastante prestigiada, a
sessão contou com a participação dos deputados Estaduais Eduardo Carneiro
(PRTB), Pollyanna Dutra (PSB), Raniery Paulino (MDB), Cabo Gilberto Silva
(PSL), Tovar Correia Lima (PSDB) e João Henrique (PSDB). Os prefeitos Olivânio
Dantas (PT) de Picuí e André Alves (Avante), de Remígio, também estiveram
presentes.
O gerente Executivo do
Ensino Médio na Paraíba, Robson Ferreira, representou o secretário de Estado da
Educação, Ciências e Tecnologia, Aléssio Trindade. O vereador Thiago Lucena
(PMN), representou a Câmara Municipal de João Pessoa, e o estudante Humberto
Balbino, a comunidade estudantil da Escola Integral José Bronzeado Sobrinho,
localizada em Remígio.
Alternativas reconhecidas
O estudo de caso da Escola
Comunitária Nossa Senhora do Carmo, reconhecida pelo MEC e localizada na cidade
de Bananeiras, sendo a primeira escola paraibana a entrar para Rede de Escolas
Transformadoras, certificada pela Ashoka/Alana em 2017, foi apresentado pela
gestora Leila Coelho, sendo bastante referenciado.
"O foco da nossa
metodologia é a autonomia dos alunos, aliada a gratuidade, o respeito, a
solidariedade, afetividade, autoconhecimento e a responsabilidade. Sistematizamos
o trabalho educativo em etapas que consistem um projeto - momento em que os
alunos informam o que querem aprender com o acompanhamento de um especialista;
o roteiro - momento em que os alunos chegam na escola e montam diariamente seus
planos de atividades; as oficinas - momento de partilha com rodas de apreciação
das atividades do dia e a tutoria - que consiste em técnicas de relaxamento e
convivência", detalhou Leila Coelho, que também é membro do Núcleo de
Educação Transformadora da Paraíba.
O secretário Municipal de
Educação da cidade de Remígio, Alexandre Rufino, relatou como a educação
emocional tem revolucionado o ensino na cidade, como outro exemplo de sucesso.
"Em Remígio foi adotado em 2018, o projeto Coaching nas Escolas, aplicado
em unidades escolares com índices complexos de vulnerabilidade. Através da
educação socioemocional colhemos resultados excepcionais, eliminando a
violência, por exemplo, no âmbito escolar. O projeto envolveu alunos, pais e
equipes escolares," compartilhou o secretário.
Fonte: Ascom Deputado
Estadual Chió (REDE)
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