A partir de julho, serviços do INSS serão acessados só por internet.
Ida às agências ocorrerá
apenas em casos de exigência específica
Até julho, todos os serviços
relacionados à Previdência Social serão acessados apenas por canais digitais e
eletrônicos e pelo número de atendimento telefônico 135. O segurado só terá
necessidade de ir à agência em caso de exigência específica, como na complementação
de documentação ou para fazer perícia para auxílio-doença, com agendamento
feito pela internet.
A informação é do secretário
de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, em
entrevista ontem (20) ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil.
Segundo o ministério, ao
todo 90 serviços serão digitalizados. Entre eles, a solicitação de
aposentadoria por tempo de contribuição, recebimento de salário-maternidade,
obtenção de extrato de pagamento de benefício e geração de guia da Previdência.
“Estamos em um projeto de
transformação digital da Previdência. Todos os requerimentos, todos os serviços
do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social] estarão disponíveis nos canais
digitais de forma simples, para que o cidadão tenha todas as informações na
primeira tela, com ícones intuitivos”, disse Monteiro.
O cidadão poderá acessar os
serviços pelo site do instituto ou pelo aplicativo Meu INSS. O secretário
informou que o objetivo é facilitar o atendimento pelo número 135,
automatizando os procedimentos.
Agências
O segurado só terá
necessidade de ir às agências da Previdência em caso de exigência específica,
como na complementação de documentação. Também há casos em que será necessário
se deslocar, como para fazer perícia dentro do processo e obtenção do
auxílio-doença. Contudo, o agendamento desse procedimento pode ser feito pela
Internet.
Até 2020, de acordo com o
secretário, a meta é que mil serviços de diversas áreas do governo sejam
digitalizados. Entre os objetivos, está a unificação dos canais digitais. Em
abril, o governo anunciou a unificação dos sites de órgãos vinculados ao
Executivo ao portal GOV.BR.
Segundo Monteiro, com isso,
a expectativa é economizar até R$ 100 milhões que eram gastos com a manutenção
das páginas de ministérios e outros órgãos da administração direta. Ele
acrescentou que, dentro das iniciativas de transformação digital do governo,
também está prevista a disponibilização de processos facilitados para abertura
de empresas pela Internet.
“Um serviço digital oferecido
no canal digital é 97% mais barato do que o mesmo serviço oferecido pro um
canal presencial. Esses serviços são mais baratos, mais rápidos e mais
agradáveis para os clientes”, afirmou.
Por Jonas Valente – Repórter
da Agência Brasil
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