https://picasion.com/

Últimas Notícias

PRIMEIRA CHANCE: Estudantes terão oportunidade de inserção no mercado.

Reprodução

No segundo semestre deste ano, 230 estudantes das escolas técnicas e profissionalizantes da Rede Estadual de Ensino deverão iniciar um estágio no mercado de trabalho. Eles serão selecionados através do programa estadual Primeira Chance e contarão com o apoio de mentores para o fortalecimento pessoal e profissional durante a empreitada.

“O Primeira Chance está no programa pedagógico da Rede Estadual de Ensino como uma das pontes articuladoras entre a escola, a vida e o desenvolvimento do nosso Estado. Ele articula a escola e o nosso aluno para o primeiro emprego e também o setor produtivo com a escola. Dessa interação, o projeto se ajusta para se aproximar das necessidades das comunidades e do setor produtivo, de modo que a escola também possa cumprir sua missão de contribuir para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais”, informa o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Alécio Trindade. CIÊNCIA E Mais do que uma chance de colocação no mercado, o programa vai gerar um impacto social, ambiental e econômico dentro da própria escola e na região, conforme o coordenador do Primeira Chance, Antônio de Pádua: “O setor produtivo local será potencializado com o acréscimo dos conhecimentos gerados na escola e a escola receberá conhecimentos vindos das empresas. ” Pádua explica que as oportunidades - tanto para os alunos quanto para as empresas - serão abertas em setores-chave da economia nas diferentes regiões da Paraíba, por exemplo, no Litoral, em turismo, hotelaria e restaurantes; em São Bento, Guarabira e Cajazeiras, onde há cursos de vestuário, moda e têxtil, e empresas nesse segmento. Outra porta de ingresso ao estágio será em órgãos e instituições estaduais.

A seleção dos estagiários é feita a partir de informações reunidas no “Banco de Talentos”, acessível pelos responsáveis nas escolas. As empresas que receberão os candidatos escolhidos também serão selecionadas através de editais, elaborados de acordo com o resultado dos diálogos com empresários dos arranjos produtivos locais. Os trabalhadores novatos receberão bolsas de R$ 500,00 e R$ 300,00, pagos pelo governo, e o vale transporte e o seguro, pagos pelas empresas. Conforme Pádua, ainda neste mês será lançado o edital direcionado para o setor de turismo, hotelaria, bares e restaurantes em João Pessoa, com 40 vagas.

É o resultado da parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PB) e a Associação Brasileira de Hotéis (ABIH-PB). “A educação é o nosso maior patrimônio”, fala Manuelina Hardman, presidente da ABIH. “Será um grande incentivo para estágio, aprendizagem e primeira experiência profissional para os estudantes”. Arthur Lira, presidente da Abrasel-PB, afirma que há 60% de chances de efetivação nesse setor. “Vagas são abertas constantemente no nosso segmento que está se profissionalizando a cada dia.

A qualificação tem melhorado muito com os cursos universitários e técnicos”, ressalta Arthur Lira. Uma vez que os estudantes vivenciarão uma experiência fora da escola, eles serão acompanhados pelos mentores da ação “Linha de Chegada”. Giovania Lira e Luiza Iolanda Cortez irão multiplicar nas escolas uma ação já validada em experiências anteriores com alunos egressos das Escolas Cidadãs Integrais. Elas criarão o material de apoio pedagógico e formarão os coordenadores de estágio em cada escola. Em seis meses de estágio serão realizados 12 encontros de mentoria. “O objetivo é não deixar o estudante sozinho no mundo do trabalho, que ele saiba que tem um espaço onde pode ser ouvido, para que ele possa avançar. Aliar o projeto de vida do estudante com o mundo do trabalho”, salienta Giovania Lira. Luiza Iolanda complementa: “A proposta de trabalho e de ensino se torna natural e os estudantes a incorporam para suas vidas, o que traz impactos na família, na escola, na sociedade”


A União

Nenhum comentário