https://picasion.com/

Últimas Notícias

Prefeitura de Picuí realiza a 1ª SEMMEA na feira.



Na manhã desta sexta, 07 de junho, a Prefeitura Municipal de Picuí realizou a “SEMMEA NA FEIRA” ação intersetorial das secretarias municipais de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Educação, Cultura e Desporto e Assistência Social e culminância da 1ª SEMMEA - Semana Municipal do Meio Ambiente. O evento foi realizado na Feira Agroecológica, localizada no calçadão da Praça João Pessoa e teve início às 7 horas, com distribuição de mudas arbóreas, uma parceria com o CEOP e a AFINK.

Logo depois, começaram as exposições de brinquedos produzidos durante a 1ª SEMMEA nas Escolas Municipais de Educação Infantil, e a exposição de utensílios produzidos a partir de materiais recicláveis, durante o Projeto “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, da EMEF Ana Maria Gomes. Durante o evento, aconteceu a exposição de fotografias do Projeto “Conhecendo o lugar onde vivo”, com alunos da EMEF Tertuliano Pereira de Araújo, da comunidade rural de Pedreiras. Os alunos fizeram questão de participarem de forma ativa do evento, crianças recitaram poesias e falaram da importância de preservar o meio ambiente – momento lúdico durante a 1ª SEMMEA.

O ponto alto do evento aconteceu com o lançamento do Projeto “e-Lixo: Conscientização e descarte correto de lixo eletrônico no Município de Picuí-PB”, da professora Samara Ribeiro do IFPB-Campus Picuí, que firmou parceria com a Prefeitura de Picuí para desenvolver o Ecoponto. Em sua fala, Samara Ribeiro disse que “Esse projeto busca abordar o tema de um modo abrangente e inédito à sociedade picuiense, para que então se possa esclarecer o risco do descarte incorreto e os possíveis impactos causados diretamente à vida humana e à preservação do meio ambiente. Com o apoio dos parceiros sociais ao projeto de extensão, a população terá a possibilidade de realizar o descarte correto e a certeza que o meio ambiente estará sendo preservado”.

O prefeito Olivânio Remígio pontuou, em sua fala, a responsabilidade que a Gestão da Participação tem em relação à melhoria do meio ambiente: “Desde 2017 que trabalhamos para melhor o ambiente que nos rodeia, criamos programas como “Campo Sustentável” e “Cidade Limpa”; inauguramos o Centro Municipal de Compostagem e abraçamos o Projeto “Fábrica de Solos”, outra parceria que temos com o IFPB e que inclusive já ganhou prêmio em nível nacional. O projeto está dando tão certo que hoje não conseguimos atender a demanda dos agricultores que a cada dia solicitam mais e mais o composto orgânico produzido através do Fábrica de Solos”, disse. Em relação ao Projeto “e-Lixo”, Olivânio ressaltou: “O ‘e-Lixo’ é mais um projeto inovador em todo o Seridó e Curimataú da Paraíba, é o cuidado com o descarte correto do lixo eletrônico que produzimos em nossas casas; é disso que precisamos, de boas ideias e de parcerias, para que possamos desenvolver ações que busquem melhorar a vida da população picuiense”, finalizou o prefeito de Picuí.


Estiveram presente ao evento professores e cerca de 60 alunos do IFPB-Campus Picuí, alunos e professores da Escola Estadual Felipe Tiago Gomes, os secretários municipais Keiles Lucena, Ranieri Ferreira, Guia Lucena, Jean Ronnie, Janaína Almeida e Fernando Cross; Fabiana Agra, diretora de Turismo e Meio Ambiente; Paulo Lira, presidente do IPSEP; os vereadores Jozelma e Inácio, além de vários servidores públicos municipais e parte dos professores das escolas da rede municipal de ensino.


Ascom

Nenhum comentário