https://picasion.com/

Últimas Notícias

Kydelmir Dantas será o escritor homenageado da 4ª Região na FLIREDE 2019



O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, criou o FLIREDE - Festa Literária da Rede Estadual de Ensino: Leitura Literária e Identidade Cultural, com o objetivo de promover o incentivo á leitura no ambiente escolar, através da garantia do direito de acesso aos livros de ficção de autoria paraibana e nacional, fortalecendo assim, os vínculos culturais e identitários.

A ação será destinada à comunidade que compõe a Rede Estadual de Ensino com atividades gratuitas, como saraus, lançamentos de livros, palestras, bate-papos com autores paraibanos, minicursos, inaugurações ou reinaugurações de bibliotecas escolares e espaços lúdicos de leitura.

O escritor homenageado da FLIREDE na 4ª GRE que abrange os 12 municípios do Curimataú e Seridó e 21 escolas da rede estadual, será Antonio Kydelmir Dantas de Oliveira.

O anúncio do homenageado foi feito na abertura do I Seminário Regional de Educação pelo gerente da 4ª GRE Maricléferson Gomes. A escolha foi feita por uma comissão na SEECT, que analisou diversas biografias de escritores da região.

O homenageado

Antonio Kydelmir Dantas de Oliveira - professor, agrônomo, pesquisador, escritor e poeta, natural de Nova Floresta - PB, filho da professora Angelita Dantas de Oliveira e do agricultor Manoel Batista de Oliveira. É pai de Joaquim Adelino e João Daniel fez o curso primário em Nova Floresta(PB), continuando os estudos no Ginásio Agrícola de Currais Novos (RN) e no Colégio Agrícola de Jundiaí, em Macaíba (RN) e Agronomia na UFPB/CCA/Campus III- Areia (PB).

Publicou livros, artigos e ensaios ligados à cultura nordestina e ao Meio Ambiente, além de vários cordéis, Cangaceiro atrapaiado- 1995; A peleja do Raio da Silibrina com o Relampo da Palavra (parceira com Bráulio Tavares e Jesser Quirino) - 2010; Gonzagão e patativa, dois centenários no céu - 2013; PETROBRAS 60 Anos - Gente que inspira a gente - 2013; De Domingo a Dominguinhos - 2014; Maria Bonita; Uma Rainha para o Cangaço (parceria com Ivaldo Batista), As mulheres Cangaceiras, Humanizaram o cangaço - 2015 (edição Revista e Ampliada); O valente e Lampião - 2018; Quirino & Célia Maria: Cangaceiros Culturais - 2018; Luiz Gonzaga e a Paraíba- 2018; Jackson: O Rei do Ritmo num ABC- 2019.


Assessoria 4ª GRE

Nenhum comentário