https://picasion.com/

Últimas Notícias

Frei Anastácio garante empenho para conclusão de usina de beneficiamento de algodão em Remígio.



O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) prometeu empenho do mandato para ajudar na conclusão da estrutura de uma usina de beneficiamento de algodão, que está sendo instalada no Assentamento da Reforma Agrária, Queimadas, no município de Remígio, numa área de experimentação agroecológica. O parlamentar conheceu o empreendimento em visita realizada durante o final de semana.

A usina teve financiamento do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) que é resultado da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.

“A usina terá capacidade para beneficiar mais de 40 toneladas de algodão por mês. Isso gerará muitos empregos e renda na região. Fomos convidados para conhecer o empreendimento e vamos ajudar na conclusão, que depende praticamente das instalações elétricas”, informou o deputado.

Além de conhecer as dependências do galpão, onde será instalada a usina de beneficiamento de algodão, o parlamentar fez uma visita de campo. Frei Anastácio estava acompanhado por lideranças de Remígio, a exemplo do presidente do PT, Diogo Marenilson, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município, Euzébio Cavalcante, o vereador Diego Marenilson, o presidente da Rede Borborema de Agroecologia, Alexandre Almeida, além de Marenilson Batista e representantes da juventude do campo e da cidade.


O presidente da Rede Borborema de Agroecologia disse que só na área de plantação de Algodão Agroecológico, em Remígio, já são produzidas mais de 17 toneladas do produto que já tem venda certa para o Rio Grande do Sul. De lá, o algodão é exportado para a  França. “Remígio é uma referência na produção agroecológica, no Brasil, e precisa ter mais atenção por parte de todos nós. A agenda que cumprimos no município foi de grande importância para nosso mandato”, afirmou.

Produção sem veneno
Frei Anastácio conheceu ainda o banco de semente da paixão (Crioula), de seu Mizael, no sítio Jenipapo, em Remígio, onde também existe sistema de abastecimento de água da família, através de cisternas de placas e barragem subterrânea. “Em um hectare de terra, seu Mizael consegue criar animais e cultivar vários produtos agrícolas, com destaque para a plantação de laranja. Tudo sem nenhum tipo de agrotóxico. Uma das muitas provas de que não é preciso envenenar a terra para ter uma boa produção”, destacou.

Pronto atendimento
Frei Anastácio conheceu também o único Posto de Pronto Atendimento de Saúde de Remígio (PA), que é considerado prioridade pelos moradores do município. O deputado recebeu das lideranças, pedido de emenda parlamentar para ajudar no funcionamento do Posto.

Reunião no Sindicato
O parlamentar finalizou a agenda em Remígio com uma reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde foi realizada uma análise da conjuntura política do país, com participação de petistas, simpatizantes, agricultores e lideranças locais. O deputado também fez uma exposição sobre como funciona o mandato dele e sua atuação parlamentar em Brasília.



Por assessoria

Nenhum comentário