https://picasion.com/

Últimas Notícias

Reitor Nicácio Lopes anuncia descontingenciamento de recursos federais.



Comunicado foi durante abertura da reunião do Colégio de Dirigentes do IFPB

“O ministro da Educação, Abraham Weintraub, sinalizou o descontingenciamento ainda este mês de até 80% do quantitativo de recursos orçamentários que foi bloqueado”. A boa notícia foi comunicada pelo reitor Nicácio Lopes na abertura da reunião ordinária do Colégio de Dirigentes do IFPB que acontece nesta sexta-feira (06) no auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC).

O reitor Nicácio explicou aos Pró-Reitores, Diretores-Gerais e assessores como se deu a audiência da diretoria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com o ministro Weintraub em Brasília. O encontro foi intermediado pelo deputado federal Pedro Cunha Lima, atual presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Professor Nicácio disse que a audiência foi bastante satisfatória e deu uma maior tranquilidade aos gestores. “O IFPB recebeu esse mês um incremento de 7% no orçamento o que dará para cobrir as despesas de setembro, para os outros três meses do ano esperamos o anúncio do desbloqueio, até lá vamos organizar uma sistemática interna para que nenhuma unidade, nenhum estudante seja sacrificado”.

No dia 20 de setembro o ministro da Educação receberá um relatório sobre o desempenho da economia, momento em que será avaliado o desbloqueio orçamentário. “Foi a primeira vez que tivemos algo concreto com números e datas, com orientações plausíveis do governo federal, estamos confiantes” concluiu Nicácio. Em abril deste ano o governo federal anunciou um corte de 30% nas verbas das instituições de ensino superior (universidades e Institutos Federais).

A reunião do Colégio de Dirigentes tem prosseguimento no período da tarde na PROEXC com a discussão dos seguintes temas: fluxo de processos em ações de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, apresentação do periódico da Revista Práxis, aniversário dos 110 anos do IFPB e atividades do Polo de Inovação.


DGCOM do IFPB

Nenhum comentário