https://picasion.com/

Últimas Notícias

Alunos de Libras do CES participam de aula temática sobre a pessoa com deficiência visual



Estudantes da disciplina de Libras do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, participaram, nessa terça-feira (29), de uma aula temática intitulada “Vendo com as mãos”, cujo objetivo era despertar o aluno de graduação para pensar e refletir sobre metodologias de ensino a pessoas cegas ou surdas-cegas.

A atividade, coordenada pela professora Alda Leaby, contou com aulas expositivas, exibição e debate sobre o filme O Milagre e Ane Sullivam, além de uma dinâmica com a turma que consistia em caminhar com uma venda nos olhos em áreas do campus, a exemplo da Praça Jardins Terapêuticos e Centro de Convivência.

Vanessa Araújo, aluna do curso de Licenciatura em Química, revela que a atividade lhe possibilitou vivenciar um momento de pura reflexão, onde pode sentir, mesmo que de maneira rápida, um pouco do que uma pessoa cega sente.

“Os passos que dei com os olhos vendados foram passos de medo, angústia, desânimo e dependência, isto é, era como se tudo que eu fosse fazer dependesse da orientação ou apoio de alguém. Neste sentido, essa dependência vem atrelada a palavra confiança, pois ao pedir ajuda a alguém a pessoa precisa confiar e, muitas vezes, sabemos que o olhar das pessoas nos revelam grandes coisas”, afirmou.

A estudante ainda destaca que, ao participar dessa aula especial, foi possível refletir que o futuro professor deve ter consciência de que, antes de planejar uma aula é preciso conhecer a realidade dos alunos da turma para fazer um trabalho que, de fato, seja produtivo para todos os envolvidos, incluindo o portador de deficiência visual.


Ascom CES/UFCG

Nenhum comentário