https://picasion.com/

Últimas Notícias

Governo do Estado realiza I Festa Literária da Rede Estadual de Ensino em Cuité.



Abertura será nessa quarta-feira, às 8h, no Teatro Municipal Dona Chicota

O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba realiza na próxima quarta-feira, 20 de novembro, a FLIREDE – Festa Literária da Rede Estadual de Ensino: Leitura Literária e Identidade Cultural - 4ª Região.

Previsto para ter início às 08h, no Teatro Municipal Francisco Emília da Fonseca - Dona Chicota, Centro de Cuité, o evento contará com exposições de artes visuais, dança, teatro e declamação de cordel, com a presença do escritor homenageado.

A Festa Literária da Rede Estadual de Ensino (FLIREDE) tem o objetivo de promover o incentivo á leitura no ambiente escolar, através da garantia do direito de acesso aos livros de ficção de autoria paraibana e nacional, fortalecendo assim, os vínculos culturais e identitários.

A 4ª Gerência Regional de Educação (4ª GRE) com sede em Cuité abrange os 12 municípios do Curimataú e Seridó e 21 escolas da rede estadual.

O escritor homenageado será Antonio Kydelmir Dantas de Oliveira, natural do município de Nova Flortesta.

Antonio Kydelmir Dantas de Oliveira – professor, agrônomo, pesquisador, escritor e poeta, natural de Nova Floresta – PB, filho da professora Angelita Dantas de Oliveira e do agricultor Manoel Batista de Oliveira. É pai de Joaquim Adelino e João Daniel fez o curso primário em Nova Floresta (PB), continuando os estudos no Ginásio Agrícola de Currais Novos (RN) e no Colégio Agrícola de Jundiaí, em Macaíba (RN) e Agronomia na UFPB/CCA/Campus III- Areia (PB).

Publicou livros, artigos e ensaios ligados à cultura nordestina e ao Meio Ambiente, além de vários cordéis, Cangaceiro atrapaiado- 1995; A peleja do Raio da Silibrina com o Relampo da Palavra (parceira com Bráulio Tavares e Jesser Quirino) – 2010; Gonzagão e patativa, dois centenários no céu – 2013; PETROBRAS 60 Anos – Gente que inspira a gente – 2013; De Domingo a Dominguinhos – 2014; Maria Bonita; Uma Rainha para o Cangaço (parceria com Ivaldo Batista), As mulheres Cangaceiras, Humanizaram o cangaço – 2015 (edição Revista e Ampliada); O valente e Lampião – 2018; Quirino & Célia Maria: Cangaceiros Culturais – 2018; Luiz Gonzaga e a Paraíba- 2018; Jackson: O Rei do Ritmo num ABC- 2019.


Assessoria 4ª GRE

Nenhum comentário