https://picasion.com/

Últimas Notícias

Feminicídios representam 8% das mortes violentas de mulheres em janeiro de 2020, na PB.



Ao todo, 12 mulheres foram assassinadas em janeiro de 2020

Doze mulheres foram vítimas de mortes violentas em janeiro de 2020 na Paraíba, sendo uma por motivação de gênero. O número de feminicídios representa 8,3% dos crimes violentos letais intencionais que aconteceram contra mulheres no primeiro mês do ano. O número de feminicídios em janeiro igualou dois meses de 2019 (fevereiro e julho).

Em relação a janeiro de 2019, quatro mulheres foram assassinadas, sendo dois feminicídios. Os assassinatos foram cometidos pelo companheiro ou ex-companheiro das vítimas.

No ano inteiro de 2019, o número de feminicídios representou 52% do total de mulheres assassinadas na Paraíba. O número de feminicídios - 38 - foi superior ao de homicídios dolosos de mulheres, que não têm relação com o gênero - 32 casos. Além disso, os dados também mostram que duas mulheres morreram por latrocínio, quando acontece o roubo seguido de morte, e outra por lesão corporal seguida de morte. No total, 73 mortes de mulheres em 2019.

Em 2018, esse percentual foi de 40,5%. De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística, foram registrados 84 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) com vítimas do sexo feminino, sendo 34 desses, feminicídios - quatro a menos que no ano de 2019.

O mês com o maior número de feminicídios foi o de abril. Seis mulheres foram mortas por seus companheiros ou ex-companheiros. Igualando a abril, o mês de outubro também registrou 6 feminicídios. Em 2019, não houve um mês do ano que uma mulher não tenha sido morta por questões de gênero.

Mulher assassina em Puxinanã
Uma mulher de 21 anos e um homem de 29 anos foram encontrados mortos em uma residência no município de Puxinanã, no Agreste paraibano, no dia 9 de janeiro. De acordo com a Polícia Militar, uma arma de fogo foi encontrada no local.

Segundo a polícia, os corpos de Jucilene Cavalcante Bezerra e Jonas Mariano da Costa teriam sido encontrados um ao lado do outro, pelo companheiro da mulher.

De acordo com as informações do marido da vítima à Polícia Civil, há alguns dias ele havia descoberto que ela tinha um caso extraconjugal. Após conversa, o casal decidiu seguir com o relacionamento. A hipótese que a polícia vai investigar é a de que a vítima teria tentado acabar o caso e o amante não teria aceitado, cometendo o homicídio seguido de suicídio.



Por G1

Nenhum comentário