https://picasion.com/

Últimas Notícias

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Prefeitas comandam apenas 41 municípios paraibanos e Famup destaca qualidade de atuação das gestoras.



A região Nordeste é a maior do Brasil com percentual de prefeitas (16%) e com o maior número absoluto: 288 prefeitas, diante de 1.505 prefeitos, conforme levantamento do Instituto Alziras. Os dados mostram que as mulheres representam 51% da população brasileira, mas apenas 12% governam prefeituras. Na Paraíba, dos 223 municípios, as mulheres comandam apenas 41, o que representa 18,4% do total. Diante dessa realidade, o Estado ocupa a quarta posição entre os estados nordestinos no número de mulheres à frente dos Executivos.

Nesse domingo (8), Dia Internacional da Mulher, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) destacou a capacidade e compromisso das gestoras com a população e reafirmou apoio por meio do Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM).

“A Famup articulou a criação do Movimento de Mulheres Municipalistas e vem colaborando com a formação de novas lideranças. Precisamos de igualdade, de mais mulheres comandando municípios paraibanos, por isso, essa é bandeira que defendemos, principalmente para as eleições deste ano”, disse o presidente da Famup, George Coelho.

A prefeita de Monteiro e presidente do MMM, Anna Lorena, disse que o objetivo é fortalecer as práticas e ações que garantam um maior número de mulheres na política, principalmente nas eleições deste ano. “É preciso que as mulheres participem da política de forma direta, para que essa realidade no nosso Estado possa mudar. Hoje somos 41 prefeitas no Estado, mas nosso objetivo é mudar essa realidade nas próximas eleições. Precisamos ocupar os nossos espaços dentro da política e faremos, principalmente a partir de agora com a criação do Movimento de Mulheres Municipalistas”, afirmou.

Pesquisa – De acordo com o levantamento do Instituto Alziras, o número de prefeitas eleitas no Brasil caiu em comparação com as eleições anteriores. Foram 640 gestoras eleitas em primeiro e segundo turnos, 3% a menos que nas eleições de 2012. Do total de 5.568 municípios brasileiros, 68% não tiveram nem mesmo candidaturas de mulheres ao cargo de chefe do poder executivo local.

Atualmente, com 11,7% de mulheres à frente das prefeituras, o Brasil segue abaixo da média de 14,6% de Prefeitas nos países da América Latina, Caribe e Península Ibérica, de acordo com indicador calculado pelo Observatório de Igualdade de Gênero da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

A pesquisa, que ouviu 45% das 649 das prefeitas eleitas em 2016, mostra que as mulheres que estão à frente das prefeituras acumulam experiência na política em sua trajetória, têm mais anos de estudo do que os prefeitos homens e superam enormes desafios em municípios pequenos e sem recursos.

O Instituto – O Alziras é uma organização que tem o objetivo de desenvolver ferramentas para contribuir para o aumento da participação das mulheres na política. Para isso, entendemos ser fundamental compreender as experiências das mulheres na política municipal, pois ela é a porta de entrada e a base da construção de parte significativa das carreiras políticas.

Eleições – Em 2012, na Paraíba foram 49 mulheres eleitas para as prefeituras de suas cidades. Ou seja, de 2012 para 2016, dez mulheres deixaram de ocupar o cargo de prefeita nos municípios. O último pleito interrompe a sequência de crescimento da presença feminina nos poderes executivos municipais. Em 2004, foram eleitas 27 mulheres (12,1%) do total. Em 2008, este número cresceu para 36 (16,2%) e, em 2012, aumentou para 49 (22%), o maior índice da série histórica.

A primeira mulher eleita para comandar um município da Paraíba foi Dulce Barbosa, ex-prefeita de Queimadas, eleita na década de 1960. De lá para cá, houve uma evolução na participação feminina, porém, bem aquém do que seria adequado.

Confira as mulheres prefeitas na Paraíba:

Algodão de Jandaíra – Maricleide Izidro da Silva
Alagoinha – Maria Rodrigues de Almeida Farias
Areia de Baraúnas – Maria da Guia Alves
Barra de Santana – Cacilda Farias Lopes de Andrade
Belém – Renata Christinne Freitas de Souza Lima
Boa Ventura – Maria Leonice Lopes
Borborema – Gilene Cândido da Silva Leite Cardoso
Caldas Brandão – Nelma Rolim
Carrapateira – Marineide da Silva Pereira
Conde – Márcia Lucena
Coremas – Francisca das Chagas Andrade de Oliveira
Diamante – Carmelita de Lucena Mangabeira
Duas Estradas – Joyce Renally Félix
Fagundes – Magna Danas
Itapororoca – Elissandra Maria Conceição de Brito
Juarez Távora – Maria Ana Farias dos Santos
Livramento – Carmelita Ventura
Logradouro – Célia Maria de Queiroz Carvalho
Joca Claudino – Jordhanna Lopes dos Santos
Mamanguape – Maria Eunice do Nascimento Pessoa
Marcação – Eliselma Silva de Oliveira
Matinhas – Fátima Silva
Monteiro – Anna Lorena de Farias Leite Nóbrega
Natuba – Janete Santos
Ouro Velho – Natália Carneiro Nunes de Lira
Pilões – Socorro Brilhante
Pilõezinhos – Mônica de Sandro
Poço de José de Moura – Aurileide Egídio de Moura
Quixaba – Cláudia Marcário Lopes
Riachão do Poço – Maria Auxiliadora Dias Rego
São Bentinho – Giovana Leite Cavalcanti Olímpio
São Domingos de Pombal – Odaisa de Cassia Queiroga da Silva
São Domingos do Cariri – Inara Marinho Ferreira da Silva
São José de Princesa – Maria Assunção
São José do Bonfim – Rosalba Mota
São José do Brejo do Cruz – Ana Maria
São Vicente do Seridó – Maria Graciete do Nascimento Dantas
Santa Teresinha – Terezinha Lúcia Alves de Oliveira
Santo André – Silvana Fernandes Marinho
Serra da Raiz – Adailma Fernandes da Silva Lima
Sossêgo – Lusineide Oliveira Lima


Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário