https://picasion.com/

Últimas Notícias

Paraíba tem oitavo caso suspeito de coronavírus, diz SES; cinco casos foram descartados.



Dois novos casos foram notificados no domingo em homem de 37 anos e criança de seis anos. Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde (MS).

Dois novos casos suspeitos de coronavírus foram notificados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba neste domingo (8). Com essas notificações subiu para oito casos o número de notificações por suspeita de Covid-19 no estado. Ainda de acordo com a SES, quatro casos suspeitos foram descartados também na última sexta-feira (6) após exames, mantendo a conta no total de cinco casos descartados e três ainda sob suspeita.

Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde (MS). Até a noite da última sexta-feira (6), o MS havia reconhecido três casos sob investigação na Paraíba. Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

O novo caso suspeito anunciado pela secretaria foi em Campina Grande, em um homem de 37 anos, com histórico de viagem pela Espanha e Inglaterra. O homem tem tosse, cefaleia e febre, de acordo com o secretário de estado saúde Geraldo Medeiros. Ele foi atendido na UPA de Campina Grande e foi orientado a ficar em casa, em quarentena.

Segundo Geraldo Medeiros, o homem viajou com a esposa e uma prima e teve contato também com a sogra. Essas pessoas estão assintomáticas e não precisam de isolamento.

Um menino de seis anos também está passando por investigação em João Pessoa. Ele viajou para Orlando, mas segue em isolamento domiciliar com sintomas respiratório. Os pais da criança estão assintomáticos.

Outro caso que ainda está em investigação na Paraíba é em uma mulher de 26 anos com histórico de viagem para Espanha. Foi orientado isolamento domiciliar da paciente e está sendo monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa.

A Paraíba possui um plano estadual para notificação e assistência para o novo Covid-19, elaborado desde o fim de Janeiro e amplamente divulgado entre profissionais de saúde da Rede Pública e Privada de todo o estado. O Centro Operacional de Emergências em Saúde Pública (COE Estadual) realiza avaliação das ações executadas e desencadeia encaminhamentos para o fortalecimento da identificação dos casos, de acordo com definição

Suspeitas de coronavírus na Paraíba

Oito casos notificados por suspeita de Covid-19
Três casos seguem sob investigação
Cinco casos foram descartados

Ainda de acordo com SES, dois casos foram notificados em Campina Grande na sexta-feira, mas vão ser contabilizados no estado de Pernambuco, pois os dois pacientes possuem residência em Caruaru e estavam em Campina Grande para turismo. As duas pessoas já retornaram para seu estado de origem, de acordo com a secretaria.

Primeiro caso descartado

O paciente de 59 anos esteve no Norte da Itália entre os dias 14 e 23 de fevereiro, e chegou no Brasil no dia 24 de fevereiro, em um voo internacional com destino a Recife. Ao retornar a João Pessoa, apresentou sintomas de resfriado e no dia 25 do mesmo mês foi internado no Clementino Fraga para que fosse investigado se havia presença do novo coronavírus. Ele recebeu alta na noite do último domingo (1º).

Por conta da suspeita, a família do paciente também ficou em quarentena por 14 dias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a medida foi necessária para evitar uma possível contaminação de outras pessoas e para quebrar a cadeia de transmissão

O Complexo de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, onde o paciente estava internado, é uma unidade preparada para atender casos suspeitos de coronavírus, conforme plano estadual para notificação e assistência divulgado pela SES em janeiro. Qualquer caso que se encaixe no perfil deve ser transferido para o hospital.

Além do Clementino Fraga, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), também em João Pessoa, está apto para atender casos suspeitos exclusivamente em pacientes da pediatria. Em Campina Grande, o hospital de referência é o Hospital Municipal Pedro I.

Outros quatro casos descartados

Um homem de 43 anos e uma mulher de 31 anos, os dois com histórico de viagem à França, com início dos sintomas seis dias após a chegada ao Brasil passaram a ser monitorados pelos gestores de saúde da Paraíba. O casal que chegou da França buscou atendimento médico por conta própria em um hospital privado de João Pessoa. Em seguida, a Vigilância Municipal de João Pessoa foi informada e realizou a coleta para realização dos exames.

Após avaliação médica, o casal foi orientado a ficar em isolamento domiciliar por não apresentar sinais clínicos que necessitassem hospitalização. Ambos seguem monitorados pela Vigilância Municipal de João Pessoa e aguardam os resultados laboratoriais que foram encaminhados no sábado (29) ao Laboratório Central (Lacen). Foram descartadas as suspeitas de coronavírus para o casal após resultado de exame divulgado nesta sexta-feira (6).

Exames também descartaram que um homem de 31 anos e uma mulher de 27 anos que retornaram recentemente de viagem por Bélgica, Inglaterra e França no dia 1° de março, estejam infectados pelo novo coronavírus. O resultado do exame feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado na noite da sexta-feira (6) confirmou que os pacientes não estão contaminados por nenhum vírus.



Por G1 PB

Nenhum comentário