Polícia Civil emite carteira de identidade apenas em casos de urgência.
A prevenção ao novo
coronavírus levou a Polícia Civil da Paraíba a suspender a emissão das
carteiras de identidade. A medida foi adotada em obediência ao decreto
governamental que recomendou a suspensão de atividades com grande aglomeração
de pessoas.
Na Paraíba, os documentos
são emitidos pelo Núcleo de Identificação Civil e Criminal do Instituto de
Polícia Científica (IPC). O atendimento ao público é feito nas unidades das
Casas da Cidadania e postos cedidos por órgãos públicos que estão com as
atividades suspensas.
Segundo o chefe do Núcleo de
Identificação Civil e Criminal, Acidio Pereira, os agendamentos feitos por meio
da internet também foram suspensos porque não há previsão de quando o controle
da doença vai permitir que os trabalhos voltem ao normal.
Apesar da suspensão, os
casos de emissão de carteira de identidade que envolvam extrema urgência serão
avaliados. O IPC disponibilizou o e-mail geicc@ssp.pb.gov.br para receber
solicitações de pessoas que não podem esperar pelo retorno dos trabalhos.
Por meio desse e-mail, os
solicitantes devem comprovar a urgência da emissão da carteira de identidade.
Os dados serão analisados e possivelmente atendidos. “Casos como cirurgias,
questões previdenciárias e decisões judiciais poderão ser atendidas, desde que
comprovem a urgência”, afirmou Acidio.
Também foi disponibilizado o
número 3264-5198 para fornecer informações à população.
Por mês, o IPC emite cerca
de 28 mil carteiras de identidade. Em 2019, foram 304 mil documentos emitidos.
No ano passado, o IPC ainda emitiu 5.600 carteiras para idosos com direito a
transporte coletivo gratuito no estado.
Assessoria
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