https://picasion.com/

Últimas Notícias

Ao contrário de outros países, governos de Brasil e México perdem popularidade na crise do coronavírus.

Foto: Reprodução/Internet

Levatamento comparou avaliações da atuação de líderes de oito países: Brasil, México, Estados Unidos, Itália, Chile, Portugal, Reino Unido e França.

Levantamento feito pelo site “The Brazilian Report” registra que os governos do Brasil e do México perderam popularidade com a crise provocada pelo novo coronavírus, diferentemente do que ocorreu em outros seis países com altos números de infectados e mortos pela Covid-19.

Os dados foram divulgados pelo site em uma rede social e incluem pesquisas de popularidade dos governos de oito países, dos quais somente Jair Bolsonaro (Brasil) e Andrés Lópes Obrador (México) registraram alta das avaliações negativas e queda das positivas.

Os governos de Chile, Estados Unidos, Portugal, França, Reino Unido e Itália registraram melhora nas avaliações, conforme o levantamento.

As posições de Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia geraram polêmicas e atritos dentro do governo federal e com governadores de vários estados, com destaque para Rio de Janeiro e São Paulo.

Bolsonaro é crítico do isolamento social, adotado para tentar reduzir a velocidade do contágio do novo coronavírus, e tem discordado das orientações do seu ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para o presidente, só devem ficar em isolamento idosos e pessoas com doenças crônicas, que estão no grupo de risco da Covid-19. Ele entende ser preciso flexibilizar as restrições ao comércio, pois a perda de postos de trabalho e a consequente crise econômica poderão ser tão graves quanto o novo coronavírus.

Ele tomou sua posição mais forte até o momento contra a pandemia. Antes, Obrador havia dado declarações que minimizavam o risco da doença.

No Brasil, neste sábado (4) as secretarias estaduais de saúde contabilizam 9.216 infectados em todos os estados e 365 mortos. Apenas três estados ainda não registraram mortes: Acre, Amapá e Tocantins.

Datafolha
No caso do Brasil, os dados levantados pelo “The Brazilian Report” seguem a tendência indicada por pesquisa Datafolha publicada na sexta-feira (3) pelo jornal “Folha de S.Paulo”, que mediu a avaliação do desempenho do presidente Jair Bolsonaro, de governadores e do Ministério da Saúde na condução da crise do coronavírus.

Realizada por telefone com 1511 pessoas entre quarta-feira (1º) e sexta-feira (3) em todas as regiões do país, a pesquisa Darafolha mostrou a seguinte avaliação de Bolsonaro:

Ótimo/bom: 33%
Regular: 25%
Ruim/péssimo: 39%
Não sabe/não respondeu: 2%

No levantamento anterior, divulgado no dia 23 de março, a aprovação do presidente era de 35% e a reprovação era de 33%.

A mesma pesquisa Datafolha mediu a avaliação do Ministério da Saúde, cujo chefe, Luiz Henrique Mandetta, têm discordado publicamente das posições de Bolsonaro sobre medidas de restrição de mobilidade.

O Datafolha indicou alta na aprovação da pasta, com 76% de avaliação ótima ou boa e reprovação de 5%. No levantamento anterior, a aprovação do Ministério da Saúde era de 55% e a reprovação era de 12%.



Por G1

Nenhum comentário