https://picasion.com/

Últimas Notícias

PARAÍBA: Idosos recebem vacina contra gripe em casa



A recomendação aos municípios é que a administração das doses para idosos com 60 anos ou mais seja feita em domicílio, por meio das equipes de Saúde da Família.

Como a procura pela vacina contra Influenza foi grande, o estado da Paraíba traçou uma nova estratégia na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para evitar aglomerações. A recomendação aos municípios é que a administração das doses para idosos com 60 anos ou mais seja feita em domicílio, por meio das equipes de Saúde da Família. Esta primeira fase, que vai até o dia 15 de abril, engloba também os trabalhadores da saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população. Estes devem procurar as unidades de saúde.

Na segunda fase da campanha, a partir de 16 de abril, serão vacinados membros das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. A partir de 9 de maio, na terceira etapa, entram professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas com deficiência.

Chefe do Núcleo de Imunização do Estado da Paraíba, Isiane Queiroga explica que os idosos com 60 anos ou mais precisam evitar aglomeração e se informar se em sua cidade as recomendações de vacinação em domicílio já foram colocadas em prática.

“O estado está se organizando com recomendação aos municípios, através de decreto do governador, para que a vacina aos idosos seja ofertada no domicílio de cada idoso, através das Equipes de Saúde da Família, para evitar o aglomerado de pessoas, que é a principal preocupação.”  

O Influenza, ou gripe, é uma infecção aguda do sistema respiratório com alto potencial de transmissão, segundo o Ministério da Saúde. Os principais sintomas da infecção são febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse seca.

Em algumas situações, o vírus Influenza apresenta apenas sintomas leves, semelhantes aos de um resfriado. No entanto, pode evoluir para sérios problemas respiratórios, como a pneumonia. É o que explica a coordenadora Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Francieli Fontana.

“Alguns casos de pessoas com Influenza apresentam complicações graves como a pneumonia, necessitando, então, de internação hospitalar. E, devido a sintomas em comum, ela pode ser confundida com outras viroses circulatórias, como o resfriado”.

O Ministério da Saúde alerta que, para evitar o contágio do vírus Influenza e outras infecções, além de tomar a vacina, a população deve seguir medidas simples como higienizar as mãos e manter hábitos saudáveis. Paraíba tem em seus 223 municípios cerca de mil salas de vacinação e quase 7 mil trabalhadores da saúde participando da campanha.

Para mais informações sobre a vacinação, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil.



Agência do Rádio

Nenhum comentário