FEBRABAN orienta: população deve evitar ir às agências bancárias.
O uso de canais digitais é
uma alternativa importante para reduzir aglomerações nas agências,
especialmente com o pagamento do Auxílio Emergencial pelo governo, que tem
gerado um fluxo maior de pessoas aos postos de atendimento.
Segundo a Organização Mundial
da Saúde (OMS), uma das principais medidas para conter o avanço da Covid-19 é o
distanciamento social. Essa necessidade de evitar aglomerações é um grande
desafio para empresas que prestam serviços essenciais para a população, como
supermercados, correios e bancos.
Desde o início da pandemia,
as instituições financeiras têm trabalhado para garantir acesso amplo aos
serviços bancários com segurança tanto para clientes, quanto para funcionários.
Como quase todos os serviços bancários são acessíveis pela internet e
aplicativos de celular, os canais digitais são a forma mais segura para
movimentar contas e realizar transações.
Por meio do internet banking
e dos aplicativos é possível realizar quase todas as operações bancárias e ter
aceso a diversos produtos e serviços (fazer transferência, tirar extrato, pagar
contas, pedir empréstimo, negociar dívidas, contratar seguros, etc). Esses
canais foram desenvolvidos para oferecer uma experiência simples e fácil, mas
caso as pessoas não tenham familiaridade com eles, a recomendação é que peçam
ajuda a alguém de confiança, como um parente ou um amigo.
Mesmo com as facilidades
trazidas pelos canais digitais, os bancos ainda são locais com grande fluxo de
pessoas, uma vez que oferecem serviços essenciais para a população. É o caso
dos cerca de 30 milhões de aposentados e pensionistas recebem seus benefícios,
todos os meses, por meio do sistema bancário.
Para garantir a segurança
das pessoas que buscam atendimento presencial, os bancos intensificaram as
rotinas de higienização de agências e caixas eletrônicos, distribuíram
equipamentos de proteção, como máscaras, por todos os colaboradores que têm
contato direto com os clientes, limitaram o número de pessoas dentro das
agências e instalaram barreiras de acrílico nas áreas de autoatendimento e
caixas.
Com objetivo de evitar
aglomerações, as instituições financeiras adotaram uma série de medidas para
organizar as filas dentro e fora das agências. Elas levam em conta o movimento
diário dos postos de atendimento e as particularidades de cada localidade.
Marcações nas calçadas com no mínimo 1,5m de distância para as pessoas se
posicionarem são um exemplo dessas ações.
Além disso, os bancos contam
com o apoio das autoridades locais, incluindo o acionamento das forças públicas
de segurança, para reforçar as medidas de conscientização e, dessa forma,
diminuir as aglomerações nos postos de atendimento, organizar a ocupação da rua
por pedestres e proteger a população.
Mesmo com todos esses
cuidados, é imprescindível que as pessoas só se dirijam às agências em último
caso, para aqueles atendimentos que não podem ser realizados por outros canais,
como internet, aplicativo ou telefone.
"Se o cliente realmente
precisar ir ao banco, ele deve utilizar máscara de proteção logo que sair de
casa, para se proteger. Caso não tenha máscara descartável, ele deve utilizar
uma caseira. Ao chegar na agência, é importante respeitar o distanciamento em
relação aos demais clientes e em hipótese alguma formar aglomerações",
alerta Amaury Oliva, diretor de Autorregulação da FEBRABAN - Federação
Brasileira dos Bancos.
Oliva reforça que evitar a
concentração de pessoas é uma das medidas mais eficazes de prevenção
recomendadas pelas autoridades sanitárias. "A FEBRABAN e seus bancos
associados acreditam que com a colaboração de todos o país será capaz de
enfrentar o avanço da COVID-19 e voltar à situação de normalidade."
Em abril, o governo iniciou
o pagamento do Auxílio Emergencial para as pessoas que tiveram redução
significativa da renda em função da pandemia. Estima-se que 55 milhões de
pessoas devem utilizar a rede de agências para ter acesso ao benefício.
Para evitar que o pagamento
do Auxílio Emergencial aumente ainda mais o fluxo de pessoas às agências, a
FEBRABAN separou algumas dicas e orientações:
• quem ainda não se
cadastrou para receber o auxílio emergencial, não precisa ir até a agência. O
cadastro pode ser feito de casa, pelo computador, acessando o site http://auxilio.caixa.gov.br ;
• o cadastramento também
pode ser realizado pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, que deve ser
baixado apenas na loja oficial de aplicativos do sistema operacional de cada
celular;
• quem já se cadastrou,
também não precisa ir ao banco para saber se vai ter direito ao benefício. A
pessoa será informada pelo próprio aplicativo utilizado para fazer o cadastro;
• os beneficiários do
Programa Bolsa Família também não precisam se cadastrar. Eles serão
automaticamente enquadrados a partir das informações do Cadastro Único;
• o trabalhador que está
dentro dos critérios do programa e já estava inscrito no Cadastro Único até o
dia 20 de março deste ano receberá o benefício automaticamente;
• quem já recebeu a mensagem
de que o benefício foi aprovado deve consultar o calendário de pagamento antes
de ir ao banco para evitar perder a viagem. As datas estão disponíveis no site
da Caixa (http://www.caixa.gov.br );
• para quem tem conta em
outros bancos, que não a Caixa, o benefício será depositado na conta indicada
no momento do cadastro;
• quem não tem conta em
nenhum banco, não precisa ir à agência. Foram abertas milhões de poupança
sociais digitais para que o benefício chegue a quem tem direito;
• muito cuidado com golpes.
Na internet, não clique em links que ofereçam brindes ou prêmios. O calendário
de pagamentos é aquele disponibilizado pela Caixa. Busque sempre a informação
nos sites e fontes de informação oficiais;
• não repasse seus dados
para nenhuma pessoa intermediar a concessão do auxílio emergencial. Apenas a
Caixa avalia e confirma quem é elegível ao benefício e eles não procuram as
pessoas ou usam serviços de terceiros;
• Caso você precise sacar
dinheiro, além das agências, existem 170 mil caixas eletrônicos espalhados pelo
país. Eles estão em supermercados, shoppings etc. sempre tem um perto de você.
Por FEBRABAN - Federação
Brasileira de Bancos
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