https://picasion.com/

Últimas Notícias

Na Paraíba, estudantes das Escolas Cidadãs Integrais seguem aprendendo em casa durante a pandemia com acesso gratuito à plataforma ISMART Online.

Reprodução

Alunos de todas as escolas da rede pública podem manter a qualidade e o ritmo de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, apesar da suspensão das aulas presenciais.

Maria Luiza dos Santos tem 16 anos e estuda na ECI Prefeito Aguitônio Dantas, em Frei Martinho (PB). “Nunca imaginei que, durante o tempo de isolamento social por causa do coronavírus, eu me dedicaria muito mais aos estudos do que quando estou na escola”, diz ela, que é aluna do 2o. ano do Ensino Médio. Mas é exatamente isso o que está acontecendo: além de assistir às aulas por vídeo e fazer as tarefas enviadas pelos professores da escola, diariamente, Maria Luiza está empenhada em explorar os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática da plataforma ISMART Online, do Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (ISMART). Ela e seus colegas de escola, tal como qualquer aluno da rede pública, matriculado no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, podem acessar o material gratuitamente durante esses tempos de pandemia. 

“Para mim está sendo um presente, porque tenho muitas dificuldades justamente em Língua Portuguesa e Matemática. Estou aprendendo muitas coisas no ISMART Online e revendo outras que já estudei na escola, mas que deixaram dúvidas. Então, a plataforma também funciona para mim como aulas de reforço, o que é ótimo porque quero me sair bem no Enem em 2021”, conta Maria Luiza. Ela acessa a plataforma pelo celular, já que não tem computador em casa. 

Anna Lyvia Gomes Lima, de 14 anos, também tem dedicado boa parte do tempo de sua rotina de estudos longe da escola à plataforma ISMART Online. Aluna da ECI Dr. Trajano Pires da Nóbrega, em Condado (PB), ela decidiu se cadastrar para ter acesso ao conteúdo gratuito porque acha que conhecimento nunca é demais. “Quanto mais, melhor. E o que me fez ficar muito interessada na plataforma foi saber que ela disponibiliza conteúdos básicos de forma organizada, que podem me ajudar a entender melhor o que vou aprender daqui em diante”, diz.

Foram os professores de Maria Luiza e de Anna Lyvia que contaram para elas e os colegas de escola sobre a possibilidade de estudar gratuitamente pelo ISMART Online, e se colocaram à disposição para ajudar a moçada, caso surgissem dúvidas. “Converso com meus professores e com meus colegas pelo WhatAapp quando não entendo alguma coisa. E quando a plataforma sinaliza que a resposta de alguma atividade está errada, refaço a questão. Isso é bom para eu repensar o que tinha entendido anteriormente”, conta Anna Lyvia, que também não tem computador em casa e por isso estuda com o celular em mãos. “Basta colocar o aparelho na horizontal e fica fácil”, diz.

A plataforma ISMART Online reúne estudos, tecnologia e um programa especial de desenvolvimento que vai muito além das salas de aula. Anna Lyvia, que ainda está explorando todas as possibilidades disponíveis, conta que espera voltar às aulas presenciais, quando o isolamento social acabar, com os estudos em dia.

Plataforma ISMART Online
Para quem: Alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de escolas da rede pública de qualquer lugar do Brasil.
O que: acesso gratuito aos conteúdos de Linguagem e Matemática da plataforma ISMART Online.

Como: Basta acessar o site do ISMART (www.ismart.org.br) e se cadastrar, clicando no informativo referente à inscrição nos cursos gratuitos. Depois, é necessário selecionar o curso específico para o ano escolar cursado e seguir o passo a passo informado, preenchendo o formulário com os dados pessoais do aluno. Em caso de dificuldades, os estudantes podem entrar em contato por e-mail (suporteplataforma@ismart.org.br) com o serviço de suporte da plataforma. Para evitar problemas técnicos, a dica é utilizar os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox - os mais indicados para realização das atividades. Até quando: 30 de junho de 2020.

Sobre o ISMART 
Criado em 1999, o ISMART é um instituto privado, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. A missão do projeto é concretizar o potencial desses estudantes, para que, no futuro, eles possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.


Por Beatriz Vichessi/Assessoria

Nenhum comentário